Durante a abertura do Mês Nacional do Júri 2025, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, a governadora Raquel Lyra (PSD) foi questionada sobre a posição do Governo de Pernambuco quanto à greve dos metroviários, iniciada nesta segunda-feira (3) e que deixa mais de 170 mil usuários sem o sistema. Raquel disse que a situação do Metrô do Recife esteve na pauta da missão internacional à China, no mês passado, e que representantes da maior fabricante de trens do mundo, a Corporação de Construção Ferroviária da China (CRCC), estarão no Recife a partir de quarta-feira (5).
“Eu estive na China visitando a maior fábrica de trens do mundo, e representantes dela estarão conosco nos dias 5 e 6. Eles estão adquirindo concessões no país, como em São Paulo. A gente já colocou a nossa proposta para o Governo Federal, e para além de qualquer discussão sobre concessões, solicitamos a antecipação de R$ 1 bilhão em investimento para que possamos comprar novos trens. Já estamos com a proposta na mão, inclusive, da própria empresa, além de investimentos nos terminais de passageiros”, afirmou.
No Brasil, além de ter vencido a licitação em São Paulo para fornecer 44 trens a três linhas do sistema metroviário, a Corporação de Construção Ferroviária da China (CRCC) firmou contratos em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em maio, foi publicada no Diário Oficial da União a autorização para início do processo de concessão do Metrô do Recife, que agora passa pela fase de estudos técnicos. O leilão à iniciativa privada deve ser realizado no ano que vem, enquanto que a nova gestão só assumirá em 2027 - se o processo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) seguir todo o trâmite como previsto.
Administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), antes da concessão à iniciativa privada, o Metrô do Recife será transferido para o governo estadual para garantia da operação durante o processo. Segundo Raquel Lyra (PSD), a antecipação de R$ 1 bilhão pela União ainda está em negociação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário