terça-feira, 25 de novembro de 2025

Câmara de Garanhuns pode restabelecer Reeleição para Cargos da Mesa Diretora. Mudança precisa de Doze Votos

Por Carlos Eugênio

 As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Garanhuns analisam, nessa terça-feira, dia25, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica apresentada pelo vereador Erivan Pita (PSB) que busca restabelecer a reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Casa Raimundo de Moraes.

O parecer deve ser favorável, e a matéria segue para discussão e votação nessa quarta-feira, dia 26, durante a 17ª Reunião Ordinária do Legislativo. Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de dois terços dos vereadores, ou seja, 12 votos.

Embora a Base Governista disponha de 14 Parlamentares, a aprovação não é considerada garantida. Isso porque há divergências internas entre governistas sobre a retomada da reeleição, mecanismo que permitiria ao atual presidente Johny Albino (PSB) disputar um terceiro mandato.

É que nos bastidores, especula-se que ao menos três Vereadores da Base Governista estariam inclinados a votar contra a mudança. Caso os oposicionistas, Ruber Neto (PSD), Fernando da Iza (PSDB) e Thiago Paes (PL), mantenham posição contrária, a proposta pode ser derrotada no Plenário. Diante do cenário, aliados avaliam a necessidade da intervenção do Prefeito Sivaldo Albino (PSB).

O tema da reeleição na Mesa Diretora não é novo na Casa. Em 2013, durante a presidência de Audálio Filho, a possibilidade de recondução foi retirada. À época, Audálio afirmou que o fim da reeleição promoveria “rotatividade, renovação de ideias e o fortalecimento da democracia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário