segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Temporada de descontos no início do ano é boa hora para ir às compras

Especialistas, porém, alertam: é preciso ter certeza de que os preços estão mais baixos e ficar atento ao orçamento

Para quem vive atrás de descontos, este pode ser o melhor momento para ir às compras. Após as festas de Natal e ano-novo, as empresas chegam a oferecer descontos de até 70%. Mas é preciso ficar atento para não cair em armadilhas ou se endividar desnecessariamente.
Grande parte das promoções deve ocorrer a partir da segunda semana de janeiro. Mas algumas empresas aproveitaram a entrada de 2017 para reduzir preços. A diretora da Fnac do ParkShopping, Alliny Oliveira afirma que itens de diversas categorias sobraram das vendas natalinas. “Temos produtos para todos os públicos, com preços bem menores que o normal. Aqui na loja, é possível ter até 80% de desconto em eletrodomésticos, livros, CDs e DVDs. O consumidor está cada vez mais exigente e quer um desconto real.”

Segundo dados divulgados pelo Serasa Experian, na semana do Natal (18 a 24 de dezembro de 2016), as vendas do varejo caíram 4% em todo o país, em relação à mesma semana de 2015. Esse foi o segundo pior desempenho do varejo desde a criação do indicador, em 2003. O recuo deixou as lojas com muitos produtos em estoque, que devem ser vendidos para manter o caixa da empresa.

O assessor econômico da Fecomércio DF, José Eustáquio, acredita que este momento é benéfico para o consumidor, que encontra preços mais acessíveis, e também para o comércio, que pode cobrir uma eventual queda nas vendas de Natal. “Vivemos uma crise que está se arrastando. Isso força o comerciante a dar descontos e agradar quem chega até seu estabelecimento. As empresas precisam vender para reaver o dinheiro perdido em caixa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário