segunda-feira, 24 de abril de 2017

Delação de Palocci é resultado do abandono


Inaldo Sampaio
Inaldo SampaioFoto: Colunista
Como Eduardo Campos está morto, é impossível saber o que faria diante das declarações de Marcelo Odebrecht evolvendo o nome dele e de figuras proeminentes do PSB num suposto esquema de “caixa dois” para bancar as despesas do partido na campanha presidencial de 2014. Marcelo não apresentou provas do que disse e por isso mesmo não se sabe se falou a verdade ou se mentiu, dado que delações premiadas devem ser sempre encaradas com cautela. Em todo caso, quem privou da amizade do ex-governador garante que era mais fácil ele chamar para si toda responsabilidade pela eventual prática de “caixa dois” do que deixar os amigos na mão, como fez Lula, por exemplo, em relação a Antonio Palocci. O ex-presidente nunca fez um gesto de solidariedade com seu ex-ministro da Fazenda, que por se sentir abandonado pelos velhos amigos do PT ofereceu-se ao juiz Sérgio Moro para fazer delação premiada, que vai abalar os alicerces do petismo. 
O ex-presidente Lula nunca fez um gesto de solidariedade com seu ex-ministro da fazenda

Sem força política
Embora tenham ministros no governo Temer, o PSB e o PPS não seguem a orientação do presidente na votação das reformas trabalhista e previdenciária. Como se trata de temas polêmicos, os 34 deputados do PSB e os 8 do PPS não querem o fechamento de questão e os ministros Fernando Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa) não têm força política para enquadrá-los.
Medalha > A nadadora Joanna Maranhão foi o único pernambucano a receber a Medalha da Inconfidência, mais alta comenda do governo de MG, na manhã da última sexta em Ouro Preto. Dos 177 agraciados, apenas 142 compareceram. Entre os ausentes, os governadores Camilo Santana (CE) e Ricardo Coutinho (PB).
Constituinte > Danilo Cabral (PSB) resolveu apostar na “constituinte exclusiva” para fazer uma reforma política sem atentar primeiramente para uma preliminar: quem a convocaria, o Congresso ou o presidente da República? Mais: se a Constituição de 88 já foi emendada 90 vezes, quem garante que a próxima não viraria uma nova colcha de retalhos?
Encontro > O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), estará hoje em Brasília para participar do IV Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável e da eleição para a escolha da nova diretoria da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).
Presença > Pelo menos uma vez a cada 30 dias, o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) desembarca em Petrolina para cumprir agenda administrativa ao lado do prefeito (e seu irmão) Miguel Coelho (PSB).

Festival > A IV edição do festival “Viva Dominguinhos” foi sucesso total, em Garanhuns, e já garantiu sua inserção na programação cultural do município, ao lado do Festival de Inverno, que se realizará em julho próximo.
A paz > O governo Paulo Câmara fez a sua parte para tentar reduzir os índices de violência em Pernambuco: reajustou o salário das Polícias Civil e Militar, trocou o comando das duas e vai investir alguns milhões na compra de novas viaturas. É preciso agora que a população faça o que lhe cabe, aderindo à cultura da paz e da não violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário