sexta-feira, 28 de abril de 2017

Governador não pode dar sinais de fraqueza


Inaldo Sampaio
Inaldo SampaioFoto: Colunista
É confusa e contraditória a posição de Paulo Câmara sobre as reformas trabalhista e previdenciária que o presidente Michel Temer propôs ao Congresso, o que não fica bem para um governador, especialmente de Pernambuco que sempre teve governantes afirmativos. Governador não pode tem uma opinião hoje e outra amanhã, sobretudo em relação a esses temas que estão sendo debatidos pela sociedade há vários meses. Isso revela fraqueza, insegurança, indecisão. E, como escreveu Luís de Camões séculos atrás, “o fraco rei faz fraca a forte gente”. O governador tinha que ter participado desse debate com mais firmeza e depois dito aos seus liderados qual era a sua posição. Da forma como se comportou ficou mal na fita. Gravou um vídeo no Palácio do Planalto dando apoio à reforma da Previdência e no dia seguinte veio com uma versão totalmente diferente.

Cadoca pagou para ver

Desde que abandonou o PMDB, anos atrás, o deputado Cadoca nunca mais acertou o passo na escolha de partido. Passou pelo PSC, PCdoB e PDT, que nada têm a ver com sua forma de enxergar o mundo. Votou a favor a reforma trabalhista, mesmo sabendo que o PDT era contra, e agora terá que sair para não ser expulso. O PDT é um partido de um dono só: Carlos Lupi.

Expulsões > Por terem desobedecido a suas orientações, foram expulsos do PDT o deputado Giovani Cherini (RS) e os senadores Lasier Martins (RS), Telmário Mota (RR) e Pastor Valadares (ROpor ter votado a favor do impeachment de Dilma e, os senadores, a favor da PEC do Teto. Os senadores Cristovam Buarque (DF) e Reguffe (DF) saíram espontaneamente por discordarem do mandonismo de Lupi.

E o senador? >
 A deputada Laura Gomes (PSB) não vai mais aceitar, calada, críticas do colega Sílvio Costa Filho (PRB) às reformas trabalhista e previdenciária. Vai perguntar-lhe tão somente se o senador Armando Monteiro (PTB) é a favor. Se for, Silvinho estará sendo incoerente.

Empate > Prova de que a bancada do PSB-PE está dividida na Câmara foi o placar da reforma trabalhista: 3 x 3. Votaram a favor Fernando Filho, Marinaldo Rosendo e João Fernando Coutinho. E, contra, Danilo Cabral, Tadeu Alencar e Gonzaga Patriota.

História > Compreende-se o esforço do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para posicioná-lo como “partido de esquerda”, cujas principais referências são João Mangabeira, Miguel Arraes e Eduardo Campos. Mas, se o queriam sempre nesse campo, não deviam ter aceitado “gato e cachorro”. 

Obrigado >
 O ex-presidente Lula, que agora passou a dizer que quer ser candidato em 2018, doa a quem doer, telefonou ontem para Sílvio Costa a fim de agradecer o discurso feito por ele em sua defesa, terça-feira passada, na Câmara Federal.

Delegação > O ministro Maurício Quintela (Transportes) deu delegação ao Governo do Estado para tocar o projeto de duplicação da BR 423 no trecho Garanhuns - São Caetano. Delegação idêntica foi dada para duplicação da BR-232 e até hoje não se sabe quem responde pela rodovia, que precisa urgentemente de conserto, mas não aparece o responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário