O comércio de bairro em Garanhuns cresce cada vez mais, especialmente no Magano (Rua Capitão Pedro Rodrigues) e na Cohab II.
Neste último bairro, sem falar nos loteamentos em volta, já temos seis farmácias, igual número de casas para venda de ração animal, padarias, o Supermercado Bonanza (antigo Santos), mais de um lava a jato, lojas de móveis e de roupas, além de pelo menos meia dúzia de casas de material de construção.
A Cohab II tem ainda um dos principais provedores de internet de Garanhuns, a Agreste Link e colégios particulares do porte do Santa Joana D´Arc e Raquel de Queiroz.
Somente na Avenida Deolinda Silvestre Valença, principal via de acesso ao bairro, recentemente foram instalados vários estabelecimentos comerciais e outros estão a caminho.
Esse desenvolvimento da Cohab II deve muito a dois nomes: as professora Maria Almeida, que teve a visão de instalar uma escola que virou um grande colégio quando o bairro não tinha acesso asfaltado e nenhuma rua era pavimentada. O outro foi Valdemar Santos, que montou o supermercado que levava seu nome, foi crescendo, crescendo e mesmo após sua morte trágica resistiu mais de 20 anos, administrado por Cícera, sua esposa.
Há pouco tempo o Bonanza arrendou o Santos. O grupo de Caruaru agora tem cinco lojas na cidade, contando com esta da Cohab II.
Tudo indica que o bairro Francisco Figueira e o Magano terão no futuro um comércio tão forte quanto o da Duque de Caxias.
A prefeitura precisa estar atenta a esta realidade, pois na Avenida de Heliópolis hoje existe um grande problema de trânsito.
Se não houver planejamento, o mesmo poderá acontecer daqui a alguns anos na Avenida Deolinda Valença e na Capitão Pedro Rodrigues.
O fato é que o crescimento de bairro em Garanhuns é uma realidade e isso é um fato positivo. Antes era preciso ir ao centro para comprar um medicamento, uma blusa ou um móvel pra casa. Hoje os moradores da cidade podem fazer isso pertinho de sua residência, sem necessidade de pegar ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário