O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizará, no período de 25 de outubro a 5 de novembro, a Operação Guararapes. A operação ocorrerá nos Estados da Bahia (BA), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Piauí (PI). O objetivo da atividade é manter a operacionalidade das tropas do nordeste por meio de exercícios de adestramento a fim de garantir a Soberania Nacional e a Integridade Territorial; e desencadear ações de Defesa Externa, Operações Interagências e Ajuda Humanitária.
No contexto desse exercício, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mt), com sede no Recife, desencadeará a Operação Carcará XVI, exercício de adestramento da tropa em Operações da Defesa da Pátria nível Unidade, que compõe a 3ª Fase do Ciclo de Prontidão da Força de Prontidão (FORPRON) da Brigada.
A ação operacional ocorrerá nos municípios de Correntes e Garanhuns e iniciar-se-á com a verificação, nesta segunda, 25 de outubro, no 71º BI Mtz, do Apronto Operacional da Força Tarefa Guararapes, composta por todas as tropas da 10ª Bda Inf Mtz dos estados de Alagoas e Pernambuco
Participarão desta atividade: o Comandante de Operações Terrestres, o Comandante Militar do Nordeste, o Comandante da 7ª Divisão de Exército, o Chefe do Preparo da Força Terrestre, o Chefe do Emprego da Força Terrestre e o Comandante 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Na sequência, ocorrerão operações ofensivas, uma Ação Cívico-Social e operações com características especiais, como a transposição de cursos de água. Todo o exercício poderá ser acompanhado pelas redes sociais e pelo site do CMNE e da 10ª Bda Inf Mtz.
Com informações da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário