domingo, 31 de outubro de 2021

Homenagem à animação pernambucana encerra Mostra Poesia na Tela


Vendo/Ouvindo é considerada a mais antiga animação existente na filmografia pernambucana

Está terminando a Mostra de Cinema Poesia na Tela Animação. Ainda dá tempo de conferir as 40 produções das três mostras - Cinema Pernambucano, Brasil e Latino-americana. A solenidade de encerramento será a partir das 19h com uma mesa de Glosas e homenagens. Os filmes estão no site https://poesianatela.com.br/  e a programação de encerramento pode ser conferida no canal do youtube.

A mesa de Glosas terá a participação das poetisas Dayane Rocha, Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral, Francisca Araújo, Milene Augusto e Thaynnara Queiroz. Elas vão receber os temas na hora e vão improvisar poemas. Os homenageados dessa edição são Lula Gonzaga e Silvana Delácio. Lula é autor do filme Vendo/Ouvindo (1972), considerada a mais antiga animação existente na filmografia pernambucana. Já Silvana Delácio é escritora e fez o roteiro dos filmes A Saga da Asa Branca (1979) e Cotidiano (1980). Como professora, utilizou o método OCA (Oficina de Cinema de Animação) como instrumento pedagógico.

Híbrido – Essa edição especial da Mostra Poesia na Tela teve algumas atividades presenciais no município de Tabira. Filmes infantis foram exibidos em quatro escolas públicas e foi realizada a formação “O Cordel Como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil” na secretaria municipal de educação.

Como atividades remotas foram realizadas duas formações – Oficina de Cinema de Animação (OCA) e Poesia Animada. Oficina de Versos em Stop Motion. Teve ainda a palestra “50 anos da Animação Pernambucana”, com Marcos Buccini, que traçou um panorama histórico do que foi feito no estado desde Vendo/ouvindo. Ela está disponível no canal do Poesia na Tela no youtube.

Para quem ainda não assistiu aos filmes, eles estarão disponíveis no site até a meia-noite desta sexta (29.10). Quatro curadores selecionaram 40 filmes, que estão separados em três mostras - Cinema Pernambucano, Brasil e Latino-americana. Um dos filmes do Cinema Pernambucano é Vendo/Ouvindo, do homenageado desta edição. A equipe de curadoria priorizou produções femininas como reconhecimento e valorização da participação das mulheres na animação.

Serviço

Mostra de Cinema Poesia na Tela – Edição Especial de Animação

26 a 29 de outubro de 2021

Programação e acesso aos filmes no  https://poesianatela.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário