quarta-feira, 6 de abril de 2022

Arthur Lira terá protagonismo independente da eleição presidencial

 

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Por Edmar Lyra

A Câmara dos Deputados é conduzida pelo deputado federal de Alagoas Arthur Lira, eleito em 2021 com o apoio do Palácio do Planalto. Ele é um dos líderes do centrão e do PP e tem comandado de forma bastante eficiente a Câmara Federal.

Diferentemente de seus antecessores Eduardo Cunha e Rodrigo Maia que enfrentaram o Palácio do Planalto nos governos Dilma e Temer e  Bolsonaro, respectivamente, Lira não entra em bola dividida com o Planalto e tem controle absoluto da sua base na Câmara dos Deputados.

A forma como vem agindo, pautando as demandas do governo e atendendo as demandas dos parlamentares de oposição, em especial no chamado orçamento impositivo que lhe conferiu grande poder, coloca Lira numa condição de ator estratégico tanto para o governo Bolsonaro quanto para um eventual governo Lula caso o petista seja eleito em outubro.

Com direito à reeleição em fevereiro de 2023, quando será empossada a nova composição da Câmara dos Deputados, Arthur Lira chega na condição de favorito independente de quem esteja ocupando o Palácio do Planalto, sendo uma espécie de pilar de sustentação para quem for o próximo presidente da República. Nos bastidores, deputados de diversos partidos reconhecem a liderança de Arthur Lira e sinalizam que ele deverá continuar a ter um papel determinante nos próximos anos na capital federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário