Inelegível, Bolsonaro conseguiu ultrapassar as intenções de voto de Lula em nova pesquisa. Apesar de vantagem numérica, políticos empatam tecnicamente
Por Cynara Maíra

Bolsonaro consegue ultrapassar Lula, apesar de manter empate na margem de erro - Foto 1: Ricardo Stuckert | Foto 2: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre a corrida eleitoral para 2026.
No cenário estimulado de disputa direta entre os dois, Bolsonaro tem 45,1% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 40,2%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, o que coloca os dois candidatos em empate técnico.
O levantamento indica um cenário de vantagem para Bolsonaro no Sul (57,5% contra 27,6%) e no Norte e Centro-Oeste (53,8% contra 31%).
No Sudeste, a disputa se mantém mais equilibrada, com Bolsonaro alcançando 46,7% e Lula 38,9%. O petista sustenta a dianteira apenas no Nordeste, onde tem 54,1%, contra 31,2% do ex-presidente.
O recorte religioso também aponta uma diferença expressiva. Entre os eleitores evangélicos, Bolsonaro tem 61,5% da preferência, enquanto Lula aparece com 25,5%. Entre católicos, o cenário se inverte, com Lula liderando por 46,7% contra 38,3%.
Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também aparecem competitivos
Com Bolsonaro inelegível, o levantamento testou outros cenários de disputa, incluindo o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que aparece numericamente à frente de Lula em um eventual segundo turno.
No confronto direto, Michelle teria 42,9% dos votos contra 40,5% do atual presidente. A margem de erro também gera um empate técnico entre os dois.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também aparece como um possível adversário competitivo.
No cenário testado contra Lula, ele obtém 40,8%, enquanto o petista tem 41,1%. Em julho de 2024, o petista marcava 45%, enquanto Tarcísio registrava 36%, o que indica um crescimento do governador paulista.
A partir das polêmicas sobre a idade do presidente Lula e suas condições de ir para um quarto mandato aos 81 anos, a pesquisa também testou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Fernando Haddad (PT), principal herdeiro político de Lula, fica atrás de Michelle Bolsonaro e de Tarcísio em simulações de primeiro turno.
Contra Michelle, Haddad tem 19%, enquanto a ex-primeira-dama aparece com 30%. No cenário contra Tarcísio, o ministro soma 18,9% contra 23,9% do governador de São Paulo.
A pesquisa vai de acordo com a queda de popularidade de Lula apontada pelo último Datafolha, que indicou um recuo no índice de aprovação do presidente.
Sobre a Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro e ouviu 2.010 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário