O prefeito do município de Ingá, Jan de Manoel da Lenha (PL), nomeou diversos familiares para ocupar cargos do primeiro escalão na administração municipal. Entre os beneficiados estão sua esposa, seu irmão, uma cunhada, além de outros parentes próximos. As informações são do portal Política da Paraíba.
A decisão gerou repercussão na cidade e levantou questionamentos sobre a prática de nepotismo, que consiste na nomeação de familiares para cargos públicos sem concurso. Além da esposa, irmão e cunhada, também foram nomeados o esposo da cunhada, a sogra do irmão e uma prima do prefeito. Todos ocuparão cargos estratégicos na gestão.
A prática de nomeação de parentes em cargos comissionados tem sido amplamente questionada por órgãos fiscalizadores, pois pode ferir os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa previstos na Constituição Federal. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) poderá analisar o caso e, se entender que houve violação da legislação, poderá recomendar a exoneração dos nomeados e até ingressar com uma ação judicial contra a gestão municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário