quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

DETRAN-PE lança aplicativo intuitivo e inclusivo com mais de 20 serviços online

 

Foto: Divulgação

Com a plataforma, o cidadão deixará de ficar vulnerável à influência dos sites falsos, tendo um ambiente com alto grau de segurança cibernética

Com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (18), o seu novo aplicativo para celular, que pode ser baixado nos sistemas Android e IOS. Atualmente, 60% dos acessos ao site do DETRAN-PE são feitos por meio do celular. O novo software conta com uma interface simples, direta, intuitiva e segura, sendo livre de ataques cibernéticos.

E mais, o programa foi todo desenvolvido de acordo com a Política de Privacidade do DETRAN-PE, que está em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o produto já nasce seguindo padrões de acessibilidade digital de alto nível, podendo ser acessado facilmente por pessoas com deficiência.
“Desde o início do nosso governo, a gente tem focado nosso trabalho em inovação. No DETRAN-PE, existe uma fábrica de software e, internamente, a equipe de tecnologia desenvolveu esse aplicativo. A nova ferramenta vai resolver – na palma da mão – a vida de muita gente para que os usuários não precisem ir para filas, perder tempo ou se desgastar para ser atendido pessoalmente”, comentou a governadora Raquel Lyra, que esteve presente no lançamento.

Foto: Divulgação

Com a novidade, será possível realizar mais de 20 serviços online, entre eles renovação, mudança e/ou adição de categoria de CNH; emissão de boletos do IPVA, taxas e multas; consulta de débitos; emissão de CRLV e liberação de veículo recolhido. O acesso ao aplicativo é feito de forma segura e personalizada, por meio da plataforma Gov.br.

“O Governo de Pernambuco entrega à população sua nova plataforma do DETRAN-PE, que em sua primeira versão já chega com 24 serviços, sendo a maioria de forma totalmente online. O grande diferencial é o Reaproveitamento de Dados Biométricos. Com isso, os motoristas com mais de 50 anos vão poder renovar a Carteira sem precisar sair de casa, tendo em vista que os dados biométricos coletados anteriormente ficam gravados na base de dados do Condutor”, explica o diretor-presidente, Vladimir Lacerda.

O órgão estima que, em 2025, aproximadamente 90 mil pernambucanos, com 50 anos ou mais, renovarão sua CNH. No caso dessas faixas etárias, o condutor só precisará realizar presencialmente o Exame Médico (etapa obrigatória por força da legislação de trânsito) e, no caso de quem exerce atividade remunerada ao volante, será preciso fazer também avaliação psicológica. Com a CNH já renovada, ela poderá ser acessada diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Outra funcionalidade interessante é que o usuário receberá notificações sobre o andamento de processos, avisos de multas, vencimento da CNH e outros alertas.

“No novo app do DETRAN-PE, em vez do cidadão procurar os serviços, os serviços é que vão ao encontro dele. Isso porque o aplicativo já exibe para o usuário as necessidades do condutor de acordo com o perfil dele”, explica a Diretora de Atendimento, Ana Tereza Alves Vieira. Além disso, com a segurança do login Gov.br, será possível realizar o Licenciamento Anual do Veículo, desde a geração dos boletos do IPVA, das multas e outros tributos até a emissão do documento do veículo (o CRLV).

Estiveram presentes no lançamento, a governadora Raquel Lyra; a vice-governadora, Priscila Krause; o deputado federal, Antônio Moraes (PP); o deputado estadual, Henrique Queiroz Filho (PP); o Secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra; vereador do Recife, Alef Collins; diretor do Lafepe, Plínio Pimentel; Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife, Marcela Campos e o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário