Do Blog do Silvinho
Do Blog do Dantas Barreto - O presidente da Amupe e do Podemos em Pernambuco, Marcelo Gouveia, prevê um clássico na disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB), nas eleições do próximo ano. Ele aposta que Raquel, de quem é aliado, será reeleita, no entanto considera que há necessidade de ajustes na forma de fazer política, até mesmo para manter os apoios dos mais de 120 prefeitos que o Governo contabiliza.
“Tenho certeza de que a governadora está no caminho certo e que vai colher bons frutos no ano que vem. Mas sem dúvida a eleição de 2026 será acirrada, disputada. De um lado, nós temos a governadora Raquel Lyra com a sua capilaridade, ações do Governo, gestão exitosa. Do outro lado, temos um jovem que é da política, é ligado a um partido que tem capilaridade em Pernambuco e tem feito uma boa gestão no Recife. Então, teremos um verdadeiro clássico. Mas, na minha opinião, vai dá Raquel Lyra”, comentou Marcelo, nesta quinta-feira (20), durante entrevista ao programa O Mundo Começa nas Cidades.
Quando fala na capilaridade de Raquel, Marcelo Gouveia se refere aos mais de 120 prefeitos que são de partidos aliados do Governo e até mesmo aqueles que aderiram, depois de tomarem posse. Conhecedor do mecanismo político por ter administrado Paudalho duas vezes, ele advertiu sobre os cuidados que Raquel Lyra terá de tomar.
“A permanência desses prefeitos ao lado da governadora depende muito do atendimento aos municípios. Tenho colocado isso para ela e o secretário da Casa Civil (Túlio Vilaça). No fim das contas, os prefeitos querem que seus municípios sejam atendidos e a população seja assistida. Vai depender muito do comportamento da política do Governo. Acho que o Governo precisa ajustar alguns ponteiros na política interna. Isso é um ponto importante e vai depender muito desse movimento até lá. Esse número pode crescer ou diminuir, dependendo do comportamento do Governo quanto à política institucional junto aos municípios”, salientou o presidente da Amupe.
No entanto, Marcelo Gouveia aponta ações positivas em benefício das cidades pernambucanas. Citou o anúncio e a ordem de serviço para construção de creches, entrega de ônibus escolares, de cozinhas comunitárias, o Programa Morar Bem PE e a recuperação das estradas. “Mas a gente entende que há mais a ser feito”, assinalou.
Segundo ele, é importante ter os municípios como executores das políticas estaduais. “Essas creches, por exemplo, a gente coloca para a governadora as disponibilidades dos municípios que têm as suas estruturas organizacional e de engenharia sólidas para também ajudar a serem executadas. Para que esse programa de 250 creches possa acontecer mais célere, mais rápido”, destacou.
Outra observação de Gouveia foi sobre o Fundo Estadual dos Municípios (FEM), “que há muito tempo não roda”. “Acho que só funcionou dois anos e de lá pra cá não funciona. Se o Governo não consegue bancar, que seja substituído, que crie um programa novo, que possa fazer uma arrecadação com recursos para investimentos nos municípios. Tem muita discussão no tabuleiro do Estado, mas gostaria de ressaltar que a governadora tem sido uma grande parceria da Amupe”, colocou Marcelo Gouveia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário