om acesso gratuito, o Gravatá Jazz Festival reúne nomes de Chicago, Mississippi, São Paulo e Minas Gerais no Agreste pernambucano
O palco “País da música”, localizado na Rua do Norte, no bairro de Santa Luzia em Gravatá, será o ponto de encontro dos amantes do jazz e do blues neste sábado (23). A cidade do Agreste, localizada a 84 km do Recife, recebe a segunda edição especial do “Gravatá Jazz Festival”, dentro da programação do “Festival Pernambuco meu País”, promovido pelo Governo do Estado. Com início às 18h, a programação é totalmente gratuita e promove um encontro de artistas locais, nacionais e internacionais.
A noite começa com a banda Vintage Boys, de Gravatá, que traz em seu som uma fusão energética de rockabilly com jazz. Em seguida, os paulistas do Prado Brothers Band, liderados pelo aclamado guitarrista de blues Igor Prado, sobem ao palco. Eles terão como convidada especial a cantora Keeshea Pratt, diretamente do Mississippi (EUA), em sua primeira apresentação em Pernambuco. O repertório homenageia grandes divas do blues.
Para fechar a noite, o cantor Lorenzo Thompson, de Chicago (EUA), considerado a grande atração do Gravatá Jazz Festival de 2020 – a última edição realizada na cidade antes da mudança do evento para Garanhuns – retorna para comandar o show de encerramento. Thompson terá como convidado especial o talentoso guitarrista mineiro Bruno Marques.
Filho da cantora Cássia Eller, Chico Chico vai prestigiar com sua banda os shows da edição especial do Gravatá Jazz. Um dia depois (24), ele se apresenta na cidade, na programação do "Pernambuco meu País", no mesmo palco da Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Lenine, Biquíni Cavadão, Falcão e DJ 440.
Impacto cultural e econômico
"A presença de Lorenzo é particularmente significativa, pois ele foi a principal atração do Gravatá Jazz Festival em 2020. Para valorizar os talentos locais, teremos a banda Vintage Boys, que apresentará uma mistura de rockabilly com jazz. O grupo é um dos principais expoentes do rockabilly na região", ressalta o curador do evento e também músico, Giovanni Papaléo.
Papaléo enfatiza o sucesso do Gravatá Jazz além dos palcos. "Reconhecemos a importância de eventos com música de qualidade para o turismo e a economia local. Observamos que os hotéis na cidade já estão com alta ocupação, impulsionada pelo 'Pernambuco, meu País’. Temos certeza de que esta edição será um sucesso", completou, agradecendo o apoio do Governo do Estado e da TV Pernambuco.
Prado Brothers Band
Completando 25 anos de carreira em 2025, a Prado Brothers Band é liderada pelos irmãos Igor e Yuri Prado. Fundado em 1998, ganhou notoriedade ao se tornar a primeira banda sul-americana indicada ao Blues Music Awards (o Oscar do gênero), especialmente após o sucesso do álbum "Way Down South", o mais tocado nos EUA em 2015. O quarteto, que inclui Theo Anzelotti (baixo) e Felipe Magon (teclado), lançou, em 2024, o álbum “Destined Souls”, que mescla influências do blues e soul americano com elementos da música brasileira.
Keeshea Pratt
Natural de Jackson, Mississippi, canta desde os seis anos e já dividiu o palco com nomes como Bobby Rush, Eddie Cotton, Grace Bumbry, Musiq Soulchild e o reverendo James Moore. Reconhecida por seu alcance vocal e carisma, transita por diversos gêneros sem perder as raízes do blues que moldaram sua trajetória. Com estilo e sofisticação, construiu uma carreira marcada por prêmios como “Artista do Ano” no Jackson Music Awards (2012), destaque no Chicago Blues Festival (2010) e, sobretudo, sua consagração como vencedora do International Blues Challenge em 2018, título que consolidou sua influência para novas gerações de músicos.
Lorenzo Thompson
Nascido em Greenwood (Mississippi) nos anos 1950 e radicado em Chicago desde a infância, iniciou sua trajetória no coral da igreja e se destacou como um artista enérgico e carismático, capaz de transformar cada apresentação em uma festa. Atuando há quase duas décadas no circuito do blues americano, especialmente em Chicago, Lorenzo levou seu blues contagiante também para a Europa e América do Sul, conquistando público em países como Espanha, Alemanha, Hungria, Polônia, Moscou, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.
Bruno Marques
Guitarrista e produtor mineiro, Marques tem carreira marcada por apresentações ao lado de artistas nacionais e internacionais e passagens por países como Itália, Espanha e Argentina. Criador do Projeto e Festival Rota do Blues, já trouxe ao Brasil nomes como Lurrie Bell, Jimmy Burns, Lorenzo Thompson e Lil’ Jimmy Reed, além de dividir eventos com Hermeto Pascoal, Pepeu Gomes, Sérgio Dias e Al Di Meola. Em 2023 levou sua música ao Cosquín Rock, na Argentina, um dos maiores festivais da América Latina.
Vintage Boys
Criada em 2024 em Gravatá (PE), é influenciada pelo rock dos anos 1950 e pelo estilo rockabilly, trazendo referências de nomes como Elvis Presley, The Beatles e Chuck Berry. Fundada e gerida por Igor Moura, o grupo se destaca pela energia e interação com o público em cada apresentação, criando uma experiência única em seus shows. Presença constante em eventos da região, a banda já participou de festivais e casas importantes como o 16º Jazz Porto, Downtown Pub New York Night e Barito Jazz 2025.
SERVIÇO
2ª Edição Especial do Gravatá Jazz Festival (Pernambuco Meu País)
Quando: Sábado (23) a partir das 18h
Onde: Palco “País da Música” - Rua do Norte, Santa Luzia, Gravatá - PE
Entrada: Gratuita
Programação:
Vintage Boys
Prado Brothers convida Keeshea Pratt
Lorenzo Thompson convida Bruno Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário