domingo, 31 de agosto de 2025

Raquel Lyra reduz distância em quinze pontos para João Campos em cenário de 2026, aponta pesquisa Conecta

 

Foto: Reprodução

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), apresentou crescimento significativo nas intenções de voto para as eleições de 2026, segundo pesquisa do Instituto Conecta divulgada nesta sexta-feira (29). O levantamento, realizado entre os dias 22 e 25 de agosto, mostra a gestora encurtando a distância em relação ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), que segue líder, mas com queda em relação ao estudo anterior, publicado em abril.

No cenário estimulado, João Campos aparece com 52% das intenções de voto, contra 31% de Raquel Lyra. Em abril, o socialista registrava 57% e a governadora, 21%. O vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), pontuou 4% — substituindo o ex-ministro Gilson Machado (PL), que na pesquisa passada havia alcançado 3%. Brancos e nulos caíram de 12% para 8%, enquanto os indecisos somam 5%.

Em um cenário de confronto direto, João Campos lidera com 53%, mas a governadora cresce três pontos e chega a 34%. Brancos e nulos representam 9%, e 4% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votariam.

A pesquisa também avaliou a gestão de Raquel Lyra. A administração da governadora foi considerada “ótima” por 11% e “boa” por 24%. Outros 36% classificaram como “regular”, enquanto 26% avaliaram negativamente (7% “ruim” e 19% “péssimo”).

No cenário para o Senado, caso Raquel Lyra apoie um nome, Humberto Costa (PT) aparece como favorito com 17%. Anderson Ferreira (PL) e Armando Monteiro (Podemos) vêm na sequência, ambos com 12%. Eduardo da Fonte (PP) marcou 8% e o senador Fernando Dueire (MDB), que busca reeleição, apenas 1%. Apesar disso, 38% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, e 12% não souberam responder.

O levantamento também testou cenários nacionais. Em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém ampla vantagem. Contra Jair Bolsonaro (PL), Lula aparece com 57% contra 24%. Em disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista tem 58% contra 16%. Já contra Michelle Bolsonaro (PL), Lula soma 57%, enquanto a ex-primeira-dama atinge 20%.

A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.200 entrevistados em todas as regiões de Pernambuco. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de até 2,83 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário