domingo, 24 de agosto de 2025

Raquel Lyra lança Pedra Fundamental do Complexo Colinas em Garanhuns

Por Carlos Eugênio


A governadora Raquel Lyra (PSD), ao lado da Vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), lançou nessa sexta-feira, dia 22, a pedra fundamental do Complexo Fotovoltaico Colinas, em Garanhuns.

O empreendimento, que também alcança o município de Brejão, representa um investimento de R$ 268 milhões na geração de energia limpa, consolidando uma parceria público-privada (PPP) inédita no setor entre a Compesa, a Kroma Energia e a Elétron Energy, com incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura de Garanhuns.

Com previsão de início de operação em maio de 2026, as Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Colinas 1 e 2 terão capacidade instalada de 104,18 MWp, produzindo energia suficiente para garantir que, até o próximo ano, 70% do consumo da Compesa venha de fontes renováveis.

Colinas 1 e 2 compõem a segunda parte da Parceria Público-Privada entre Compesa, Kroma e Elétron. Ainda fruto dessa parceria, tiveram início, no ano passado, as operações do Complexo São Pedro e Paulo, em Flores, no Sertão, com capacidade de 66 MWp.

De acordo com o Governo do Estado, a usina atenderá as demandas de energia da Compesa, possibilitando uma economia anual estimada em R$ 1,1 bilhão para a estatal.

“Essa obra será voltada para atender à Compesa, reduzindo custos e permitindo que possamos investir mais na ampliação do abastecimento de água. É uma das várias plantas de energia solar que estamos implantando no Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra. O Complexo está previsto para entrar em operação em junho do próximo ano.

PROGRAMA GARANHUNS SOLAR - O Complexo Colinas integra o Programa Garanhuns Solar, lançado em janeiro deste ano em solenidade na Prefeitura de Garanhuns. Para garantir os incentivos, foi instituída a Lei Municipal nº 5.324/2025, sancionada em fevereiro pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB), estabelecendo, entre outros pontos, a alíquota de 3% do ISSQN sobre serviços ligados ao setor de energia solar.

A expectativa é de geração de 2 mil empregos, sendo 800 diretos e 1.200 indiretos, em áreas que vão desde capacitação de mão de obra até engenharia, instalação e manutenção dos sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário