terça-feira, 19 de agosto de 2025

Festival Pernambuco Meu País se despede de Pesqueira após fim de semana com mais de 140 ações culturais

 Pesqueira foi a quarta parada do festival, que contou com grandes shows e ações por toda a cidade; festival segue agora para Gravatá


O Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e Secretaria de Cultura de Pernambuco, se despediu de seu fim de semana em Pesqueira neste último domingo (17), levando um mar de cultura pelas ruas da cidade e em distritos descentralizados, com mais de 140 ações, entre shows, espetáculos teatrais, circo, artes visuais, gastronomia, fotografia e a cultura popular pernambucana. Na última quinta-feira (14), a Trupe Pernambuco Meu País fez seu já tradicional arrastão de artes para convidar o público para os dias de festa que se seguiram. Na sexta (15), as atividades começaram oficialmente por toda a cidade. 


O Palco Pernambuco Meu País, montado no Pátio de Eventos da cidade, começou sua programação em alto nível de energia e agitação. A noite foi marcada pelo som do trap, com apresentações de Teto e Matuê, além do brega de Raphaela Santos e das potentes sonoridades e letras da pernambucana Doralyce, além do espetáculo Pernambuco Meu País, que sempre abre as atividades do palco, sob direção musical de Maciel Salú e coreografia de Maria Paula Costa Rêgo. Nos dias seguintes, se apresentariam ainda grandes nomes da música brasileira e pernambucana, como Zeca Baleiro, Nando Cordel, Juliana Linhares, Mestre Anderson Miguel, Michele Andrade e Iguinho e Lulinha.


Um dos grandes destaques de Pesqueira foi a realização de ações e vivências em territórios descentralizados da cidade, como Cimbres, Mutuca e Mimoso, além da comunidade indígena Xukuru, que recebeu uma atividade de imersão gastronômica, conectando saberes, territórios e práticas alimentares ancestrais. Nos outros distritos, atividades para crianças, shows e cortejos que ampliaram ainda mais o acesso à cultura promovido pelo festival. 


Já no centro da cidade, a Praça do Rosa e seu entorno se transformou em um grande centro de efervescência cultural. Por lá, foram montados polos como o País das Culturas Populares, recebendo importantes artistas e grupos da cultura popular pernambucana, do coco ao afoxé, passando pelo cavalo marinho e pelo maracatu rural, além do País da Música, que contou com noites de rock, brega e samba. Lá também foi instalado o País da Economia Criativa, com a comercialização de produtos de artesanato e gastronomia, e o País das Brincadeiras, com ações voltadas aos pequenos e suas famílias.


Pesqueira também recebeu uma das grandes novidades desta edição do festival, o Forma PE, com ações formativas em diversos segmentos. Neste fim de semana, as atividades por lá foram voltadas para artes visuais, música, moda e empreendedorismo. Já a outra novidade do festival, o Rede PE, que integra os mais diversos órgãos públicos do Estado, contou com iniciativas do Detran, Secretaria da Mulher, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Secretaria de Comunicação, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo e Secretaria de Meio-Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha.


A passagem do Pernambuco Meu País por Pesqueira movimentou cerca de R$ 3 milhões na economia local, levando 40 mil turistas para a cidade, com uma ocupação de 91% da rede hoteleira, além de gerar 800 empregos diretos nos setores de hospedagem, gastronomia, comércio e artesanato. 


“Mais um ano que Pesqueira se mostrou um território tão fértil para a cultura no Pernambuco Meu País. Foram dias lindos, com nossas expressões artísticas tomando as ruas da cidade e dos distritos descentralizados durante os dias e shows incríveis pela noite. Abraçamos e fomos abraçados pelo povo pesqueirense”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula


“A quarta parada do Festival Pernambuco Meu País iniciou no último fim de semana em Pesqueira, no Agreste do nosso estado, levando a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana, assim como grandes nomes da cena artística nacional e local. É mais uma demonstração do compromisso da governadora Raquel Lyra com a descentralização das ações do seu governo, valorizando nossos artistas e democratizando o acesso à cultura no estado, complementa a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Renata Borba. 


O Festival Pernambuco Meu País aporta em Gravatá entre os próximos dias 22 e 24 de agosto, trazendo shows de nomes como Diogo Nogueira, Lenine, Dorgival Dantas, Alexandre Pires e Tarcísio do Acordeon. 




--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário