domingo, 31 de agosto de 2025

OBRIGADO POR TUDO IMORTAL LUIS FERNANDO VERISSÍMO

Por Marcos Antônio


E o Brasil perde o escritor Luís Fernando Veríssimo que morreu aos 88 anos, neste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento há cerca de três semanas com princípio de pneumonia. Gostava desse cara.

Diferentemente de umas porras loucas que estão na Academia Brasileira de letras, ABL, Luís Fernando nunca se candidatou, como a lacradora Miriam Leitão e outros que só querem buscar holofotes a ABL nunca foi um objetivo para o autor. No entanto, é possível considerar a sua condição de imortal em termos de legado e reconhecimento popular, já que sua obra e suas crônicas continuam a cativar os leitores e a serem eternas para o público.

Ele não era o único escritor de sucesso que não fez parte da ABL, outros nomes como Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade também nunca foram membros da instituição. Apesar de não ter o título oficial, Verissimo é considerado imortal por sua obra e sua capacidade de cativar leitores de diferentes gerações.

Suas crônicas geniais continuam a ter grande relevância e a serem lembradas, mesmo após a sua morte, demonstrando que seu trabalho é atemporal e o torna, de certa forma, imortal.

Obrigado por tudo mestre do saber suas crônicas me divertiram muito. Vai com Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário