Expectativa da CDL Porto Alegre é que consumidores gastem o 13º em compras para o Natal
O pagamento do 13º salário para grande parte dos trabalhadores do mercado formal deve influenciar menos as vendas neste final de ano. De acordo com o economista da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Victor Santana, o benefício deve ser utilizado por grande parte das pessoas para quitar dívidas. No entanto, o especialista não acredita que os consumidores deixarão de fazer compras no Natal.
“Em termos de perspectivas, é mais nessas duas linhas. Vão ter consumidores que vão diminuir sua margem de compra de Natal. Mas muita gente poderá liberar seu orçamento para fazer novas compras, utilizando o 13º ou pra quitar dívidas, ou para terem crédito e fazerem suas compras”, afirmou. Nos próximos dias, a CDL Porto Alegre e o Sindilojas devem apresentar uma projeção para vendas de Natal na Capital.Para Santana, a população do Rio Grande do Sul vive uma situação mais complicada em relação ao Brasil, por conta dos problemas econômicos nacionais e também estaduais. O economista recomenda que os consumidores façam compras de forma mais sustentável, para evitar sacrificar sua saúde financeira.
Uma pesquisa apresentada recentemente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 52% dos trabalhadores brasileiros devem utilizar parte ou todo o 13º salário para comprar presentes do fim de ano. Em 2015, a pesquisa apontou 59%.
A pesquisa deste ano também revelou que a maioria dos trabalhadores pretende usar os recursos para quitar dívidas e que um número menor de pessoas querem usar o dinheiro para viajar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário