quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Secretaria de Saúde de Garanhuns segue vacinando contra HPV

Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos devem ir até às UBS’s para tomar a primeira dose da vacina do HPV e a meningococo C, que previne contra a meningite de tipo C

por AQUILLES SOARES

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue oferecendo a vacina contra o HPV, para meninos entre 12 e 13 anos; e meninas de 9 a 14 anos de idade. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina está disponível nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, desde o dia 02 de janeiro.
A mobilização visa proteger os meninos contra o câncer de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente ligadas ao vírus. Já nas meninas, o foco é prevenir o câncer de colo uterino, de vulva, vaginal e anal; além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções. Para completar o processo de imunização os adolescentes devem tomar duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A ideia é ampliar a faixa etária obrigatória para este tipo de vacina nos meninos, de forma gradual, até 2020, quando estarão incluídos todos dos 9 aos 13 anos de idade.
De acordo com o Ministério da Saúde a expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados no Brasil este ano. Em Garanhuns, a procura de ambos os gêneros pela vacina ainda é baixa, mas deve crescer nas próximas semanas. “Acredito que essa adesão vai aumentar, até porque estamos em um período de férias e muitos jovens estão viajando. Porém em fevereiro o número de pessoas imunizadas deve aumentar”, comentou a coordenadora do PNI municipal, Luciana Souto.
Além da primeira dose do HPV os jovens também receberão a vacina meningococo C, que previne contra a meningite do tipo C. Os interessados podem procurar a UBS da localidade onde residem das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. É necessário que a pessoa esteja munida da carteirinha de vacinação e do cartão do SUS. Por enquanto, não há data final para a imunização.
por AQUILLES SOARES
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário