terça-feira, 13 de julho de 2021

13 de Julho, hoje é dia de comemorar o Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock é comemorado por conta do evento Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985 por Bob Geldof (ex-líder do grupo The Boomtown Rats), com intuito de arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia.

Tem blues, hard, punk, glam, heavy. Tem pra festa, pra tristeza, pra qualquer ocasião. Tem guitarra e baixo. Bateria e vocal. Tem pra todos os gostos.

O rock and roll é mais do que um estilo musical. É uma cultura. Um vício. Uma identidade, tanto visual quanto de vida. Duvido você não encontrar alguém com uma camiseta de banda durante o dia, seja no trabalho, em casa, no metrô, no trânsito. Tem sempre alguma guitarra solando, algum riff, algum refrão soando por ai.

O dia 13 de julho é uma singela homenagem a tudo isso. É uma homenagem ao

Pink Floyd e seu The Dark Side of The Moon, de tantas músicas memoráveis. É também para lembrar dos Beatles e sua genial obra, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band , tido por muitos como o disco mais importante da história do rock.

É nesta data que relembramos o rei, Elvis. Clapton, o deus. Hendrix, Jimmy Page, Angus e outras lendas que fazem a nossa trilha sonora de todo santo dia. Celebramos as vozes em nossas cabeças – Freddie Mercury, Bruce Dickinson, Dio, Ozzy. Das linhas de baixo e daquela levada de bateria épica. É aqui, neste 13 de julho, que a nossa paixão pela música, especialmente pelo rock and roll, é exteriorizada de forma mais contundente.

É mais do que uma homenagem. É uma afirmação anual de uma verdadeira cultura, unida pelos mesmos acordes e melodias. Frequentemente, pelas mesmas canções. Duvido que alguém não balance a cabeça ao som de Enter Sandman, presente no Black Album, do Metallica? Que o rock and roll tenha uma vida incrivelmente longa e extremamente prolífera.

Um pouco de história

A escolha do dia 13 de julho como dia do Rock não foi por acaso. É uma homenagem ao Live Aid, evento de 1985 que contou com a participação de astros do rock e da música, como Queen, Elton John, Rolling Stones, David Bowie, entre outros. O Live Aid foi um show simultâneo em Londres e na Filadélfia, organizado por Bob Geldof. O intuito do evento era chamar atenção para a erradicação da fome na Etiópia.

Uma outra curiosidade: somente no Brasil a data é comemorada como Dia Mundial do Rock. Nos EUA, algumas pessoas comemoram o dia do rock em nove de julho, em homenagem ao programa American Bandstand, que estreou nesta data e ajudou a popularizar o rock por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário