Essa é destaque do G1 (por Mhatteus Sampaio, TV Globo):
Uma nova área de produção de vinhos se consolida em Pernambuco. Conhecida como a "Cidade das Flores", Garanhuns, aposta na qualidade das uvas e desponta como uma nova fronteira a ser explorada por quem gosta da bebida, que tem como reduto tradicional o Vale do Rio São Francisco, no Sertão.
Distante 230 quilômetros do Recife, o Município fica quase mil metros acima do nível do mar. O clima mais frio do que no resto do estado e as chuvas ajudam no plantio das parreiras. Atento a essas particularidades, o engenheiro agrônomo Walter Leal trabalha em uma vinícola em Garanhuns, a primeira da cidade, em uma área chamada de Avenue Bellevue. Ele estuda a adaptação de tipos de uva para produção. “São vinhos de alta qualidade”, diz.
A vinícola tem, ao todo, 37 hectares, o equivalente a quase 38 campos de futebol. Tem uvas para dois tipos de vinhos tintos e uma para brancos. São Cabernet, Malbec e Petit Mouscat Grain. Em cada safra, é possível produzir até seis mil garrafas de vinho. A expectativa dos produtores é aumentar a áreas de cultivo para 5,5 hectares até o fim do ano.
Alexsandra Vasconcelos e Erick saíram do Recife e foram até a vinícola para conhecer os vinhos. “É bem interessante esse clima de frio. Também temos a oportunidade de conhecer os vinhos. O melhor é que é perto do Recife”, afirmou Alexsandra.
Um especialista em vinhos também está disponível para dar dicas aos visitantes. Assim é possível ter uma ideia de como começar a degustação. “Para quem não tem costume de tomar vinho, a dica é começar pele Pinot Noir. Tem menos acidez e menos tanino, que dá aquela sensação de produto travosos na língua”, explica Lucimário Paulino (imagem acima). É Garanhuns, a Cidade das Flores, também se tornando a Terra do Vinho. (Com informações e imagens do G1 e TV Globo Nordeste. CONFIRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário