sábado, 21 de maio de 2022

Museu do Barro de Caruaru discute dimensão social dos museus em live

 O encontro virtual "O Poder dos Museus e a sua dimensão social" será transmitido por meio do canal oficial da Secult/PE e da Fundarpe no Youtube



O Museu do Barro de Caruaru (Mubac) promove, na quarta, dia 25 de maio, às 19h, o encontro virtual "O Poder dos Museus e a sua dimensão social". A transmissão ocorre no canal oficial da Secult-PE/Fundarpe: www.youtube.com/SecultPE. O evento integra a programação nacional da 20ª Semana Nacional de Museus. A discussão terá as participações de Atila Tolentino, membro da Rede de Educadores em Museus da Paraíba, de Amélia Campello, gestora do Mubac, e da museóloga Roselia Adriana Barbosa da Rocha, responsável pela mediação.

De acordo com Amélia Campello, durante muito tempo as funções dos museus eram voltadas preferencialmente para exposições, estudo e exibição de coleções. A partir de 1972, com a realização da Mesa Redonda de Santiago do Chile, o conceito desses espaços começou a absorver novos olhares.

"A nova museologia entende a importância do seu papel social e enxerga os museus também como espaços de reflexão e instrumentos para a transformação social”, destaca Campello. “No Museu do Barro de Caruaru, trabalhamos sem muros e tentamos cumprir da melhor forma a nossa função social e missão - que é a de dialogar e interagir com as comunidades”, complementa.

Sobre os participantes

Amélia Campello

Gestora do Museu do Barro de Caruaru/FUNDARPE. Historiadora, com especializações em História Geral (UPE) e em Museus Identidades e Comunidades (FUNDAJ). Exerceu as funções de Chefe da Divisão de Biblioteca e Arquivos – Fundarpe, Coordenadora do Centro Transmunicipal de Cultura do Sertão do Moxotó – Fundarpe, Chefe da Divisão de Programação Cultural – Fundarpe.

Atila Tolentino

É mestre e doutorando em Sociologia pela UFPB. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Já atuou no Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN e na Superintendência do Iphan na Paraíba.

Roselia Adriana Barbosa da Rocha

Assessora da GTEC/SECULT - Gerência de Territorialidade e equipamentos culturais. Museóloga graduada pela UFPE e Consultora em Museologia. É especialista em Museus, Identidades e Comunidades (FUNDAJ) e Membro do Conselho Regional de Museologia 1ª Região. Foi supervisora de museologia no Centro Cultural Cais do Sertão.

Semana Nacional de Museus - 20 anos

A 20ª Semana Nacional de Museus ocorre nacionalmente entre os dias 16 e 22 de maio. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a ação foi instituída em 2003 com o intuito de mobilizar as instituições brasileiras a elaborarem programações focadas em determinado tema.

Serviço

20ª Semana Nacional de Museus
Encontro virtual: "O Poder dos Museus e a sua dimensão social"
Quarta, 25 de maio, às 19h
No canal da Secult/Fundarpe: www.youtube.com/SecultPE


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário