Com informações do Carlos Eugênio
A Secretaria de Saúde Garanhuns emitiu Nota para esclarecer as medidas que vem adotando, de forma emergencial, para garantir o abastecimento regular da Farmácia e dos Postos de Saúde do Município com Remédios e Materiais médico-hospitalar.
Apesar de o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) ter citado recentemente que a falta de remédios é pontual e, em muitos casos, fruto de Fake News (notícias falsas) da Oposição (relembre clicando AQUI), segundo a Saúde Municipal, o abastecimento de diversos medicamentos e materiais médico-hospitalares foi descontinuado, “diante do insucesso na aquisição de diversos itens nos últimos processos licitatórios”. A posição do Prefeito veio após reiteradas cobranças da vereadora Magda Alves (relembre clicando AQUI).
De acordo com a Pasta, cerca de 200 itens, entre medicamentos e materiais médico-hospitalar, não tiveram Empresas para fornecê-los. “É importante ressaltar que diversos fatores externos refletem no mercado nacional/internacional, sobretudo a ausência de insumos e matéria-prima, o que pode ocasionar em situações como esta”, justificou em trecho na Nota, que pode ser conferida na íntegra abaixo.
Diante da falta de medicamentos, a Prefeitura de Garanhuns garantiu que realizará uma dispensa de licitação emergencial, para comprar os itens faltantes. “Este processo encontra-se em fase final, e com a sua conclusão será possível viabilizar o abastecimento do máximo de itens possíveis. Da mesma forma, a Secretaria de Saúde realizou a publicação de um novo certame, para garantir a continuidade no abastecimento de medicamentos e materiais médico-hospitalares”. (@blogcarloseugenio)
Confira a Nota na Integra:
“NOTA INFORMATIVA – SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, vem por meio de nota informar acerca das medidas necessárias que vem adotando, de forma emergencial, no intuito de garantir o abastecimento regular da Farmácia do Município, Unidades Básicas de Saúde e demais serviços da pasta.
Isto porque, o abastecimento de diversos medicamentos e materiais médico-hospitalares foi descontinuado, diante do insucesso na aquisição de diversos itens nos últimos processos licitatórios. Desta forma, o processo nº 005/2023, publicado em 03 de março de 2023, visando a aquisição de medicamentos, foi finalizado com 124 itens desertos/fracassados. Já o certame nº 012/2023, publicado em 30 de março de 2023, para a aquisição de material médico-hospitalar, curativos e material para estomia foi finalizado com um total de 75 itens desertos/fracassados.
É importante ressaltar que diversos fatores externos refletem no mercado nacional/internacional, sobretudo a ausência de insumos e matéria-prima, o que pode ocasionar em situações como esta. Levando isto em consideração, uma das medidas adotadas pelo município é a realização de uma dispensa de licitação emergencial, com o intuito de adquirir os itens faltantes. Este processo encontra-se em fase final, e com a sua conclusão será possível viabilizar o abastecimento do máximo de itens possíveis. Da mesma forma, a Secretaria de Saúde realizou a publicação de um novo certame, para garantir a continuidade no abastecimento de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário