Por Edmar Lyra
O senador Fernando Dueire, a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, estiveram reunidos com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, para tratar do futuro do partido com vistas a 2024, quando haverá eleições municipais.
Sob a liderança de Jarbas Vasconcelos, o partido conquistou o governo de Pernambuco em duas ocasiões, em 1998 e 2002, elegeu o senador por duas ocasiões, em 2006 e 2018, e elegeu o vice-governador em 2014. Mas o partido viu seu tamanho diminuir em Pernambuco em 2022, com a não eleição de um único deputado estadual e a representação federal foi apenas substituída, do ex-deputado Raul Henry pela deputada Iza Arruda.
A expectativa da legenda, que tem três lideranças bastante representativas, é de ampliar sua participação em 2024, elegendo o maior número de prefeitos e vereadores e com isso poder reivindicar uma vaga na chapa majoritária de 2026. O encontro serviu para alinhavar estratégias para o segundo semestre, e atrair quadros que pretendem ingressar na legenda.
O senador Fernando Dueire tem conversado com muitos prefeitos e lideranças políticas, que demonstram interesse em disputar 2024 pelo MDB, por ser um partido mais ao centro e ter quadros de envergadura política como o próprio Jarbas Vasconcelos, que apesar de licenciado do mandato, ainda é a principal referência da política pernambucana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário