Por Carlos Eugênio
O SINPRO-PE (Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco) promoverá nessa quinta-feira, dia 29, uma Assembleia Geral com os Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns para tratar do reajuste salarial da Categoria. O Encontro acontecerá no Centro Pastoral São Geraldo, próximo ao Relógio de Flores, e tem início previsto para às 10h.
De acordo com alguns Professores do Município, o movimento encabeçado pelo SINPRO pouco avançou desde o último mês de abril, quando uma paralisação dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns foi barrada pelo Governo Sivaldo Albino na Justiça (relembre clicando AQUI). “Entre reuniões frustradas; movimentações esvaziadas pela força política da Secretaria de Educação e assembleias improdutivas, pouco ou nada se avançou nesse movimento encabeçado pelo SINPRO. Já se cogita até mudar o Sindicato que representa a Categoria”, destacou, em reserva, uma Professora da Rede Municipal de Garanhuns.
O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o presidente do SINPRO-PE, Helmilton Gonçalves, que atestou a falta de avanços nas negociações e ressaltou a prudência que o Sindicato vem tendo para não incorrer em ações ilegais.
“Já estamos sob processo da Justiça e por essa razão os nossos passos estão todos já judicializados. Então temos que ter muita cautela nos passos e a Categoria, às vezes, acha que podemos ter um caminho sem estar com esse olhar na Justiça”, justificou Helmilton, citando como exemplo as negociações na Cidade do Recife e no Estado. “O Estado não entrou em greve ainda porque as lideranças sindicais entendem que esse passo vai levar a uma ilegalidade”, observou o presidente do SINPRO-PE.
A POSIÇÃO DA PREFEITURA DE GARANHUNS – Em Nota, a secretaria de Educação de Garanhuns registrou que “continua estabelecendo diálogo com o Sindicato dos Professores e apresentando todas as informações necessárias aos representantes da categoria”. Ainda segundo a Pasta, uma nova reunião (junto a Categoria) está marcada para o dia 5 de julho.
“Em 2022, a Prefeitura de Garanhuns concedeu o reajuste linear de 34% para os profissionais. Atualmente, a folha de pagamento alcançou 100% da verba do Fundeb, não sendo possível conceder o reajuste aos professores. Importante salientar que hoje o Município aporta com recursos próprios 10% para manter a folha”, destacou a Prefeitura de Garanhuns, justificando a decisão de não conceder qualquer percentual de aumento salarial aos Professores neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário