segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Covid-19: Pernambuco confirma primeira morte pelo vírus em 2025

O paciente era um idoso de 84 anos que desenvolveu Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pela covid

Por: Adelmo Lucena

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Pernambuco registrou a primeira morte por covid-19 de 2025. O paciente infectado pelo vírus foi um idoso 84 anos, cardiopata, residente em Nazaré da Mata, que desenvolveu Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por conta do coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesta sexta-feira (31).

Entre o período de 29 de dezembro de 2025 e 25 de janeiro de 2025 foram registrados 2.568 casos leves e 20 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas por covid-19. De acordo com a pasta, no mesmo período de 2024, foram registrados 9.985 casos leves e 83 casos graves de SRAG.

Além disso, no mesmo período do ano anterior foram contabilizados 33 óbitos pela mesma síndrome.

A secretaria destaca que “apesar de não haver números expressivos de casos graves de COVID-19 no estado até o momento, as medidas de prevenção e controle continuam essenciais, especialmente considerando a maior circulação do vírus nesta época do ano no país”.

O Brasil registrou em janeiro de 2025 o maior número de casos de covid dos últimos dez meses, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram contabilizadas 23.512 infecções pelo vírus. O pico foi registrado nas últimas semanas de 2024 e se intensificou nas primeiras semanas de 2025.

Nas primeiras quatro semanas deste ano houve um aumento de 68% no número de diagnósticos em comparação a dezembro, totalizando 72.846 casos.

Prevenção e cuidados

Ao iniciar sintomas suspeitos, como febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas relacionados, recomenda-se aguardar entre 48 e 72 horas para realizar a testagem em serviços de saúde. Os testes estão disponíveis em unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas e outros locais definidos pelos municípios.

Caso o resultado seja positivo, é necessário cumprir o isolamento por sete dias. Para aqueles que optarem por realizar um novo teste no 5º dia e o resultado for negativo, o isolamento pode ser encerrado antes.

É fundamental manter o uso de máscaras, a higienização das mãos e garantir que o cartão de vacinação esteja atualizado, especialmente para a população pediátrica, idosos e grupos prioritários.

Em relação à vacinação, é importante destacar que as estratégias de imunização são conduzidas pelos municípios, que têm autonomia para adotar as ações de vacinação e oportunizar o acesso ao imunizante para seus munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário