A auditoria em andamento no Hospital Perpétuo Socorro, em Garanhuns, ganhou repercussão nacional nesta semana após publicação do portal Metrópoles.
A reportagem, assinada pela jornalista Andreza Matais, afirma que a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, teria reclamado diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a auditoria realizada pelo Ministério da Saúde.
Segundo o Metrópoles, a governadora esteve em Brasília na última terça-feira para se queixar ao presidente, considerando a auditoria uma tentativa de desgastar sua gestão.
O portal também informa que a denúncia que motivou a investigação foi apresentada por um aliado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal adversário político de Raquel Lira na disputa pelo governo do Estado.
Outro ponto citado pela reportagem é que o Governo do Estado não teria entregue os documentos solicitados pelos auditores.
Sobre esse tema, o V&C procurou assessoria do Ministério da Saúde que informou ao portal que foi a própria Secretaria de Saúde do Estado que teria relatado a ausência do envio da documentação.
Por outro lado, a Secretaria de Saúde do Estado informou que ainda está dentro do prazo para a entrega dos documentos, diferentemente do que foi divulgado pelo Metrópoles.
Na nota ao V&C, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) afirmou que a auditoria em curso responde a uma denúncia externa, que realizou visita técnica às unidades de saúde na semana passada e que os trâmites seguem normalmente. O órgão destacou que é responsável por auditorias independentes e técnicas das ações públicas de saúde e da aplicação dos recursos federais no âmbito do SUS, realizando, em média, cerca de 400 auditorias por ano.
Ainda segundo o Ministério da Saúde na nota ao V&C, o processo de auditoria costuma levar cerca de dois meses para a conclusão do relatório final. Os auditores seguem na fase de coleta de dados e documentos e estiveram na semana passada no Hospital Perpétuo Socorro, realizando coleta in loco, além de visitas à Secretaria de Saúde de Pernambuco, no Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário