quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

PSD pode atrair três Deputados Federais que, ao lado de Daniel Coelho, garantiram quatro vagas na Câmara


Ao mesmo tempo em que acelerou as negociações com vistas à formação da sua chapa para o Senado, a governadora Raquel Lyra também está cuidando pessoalmente da atração de quadros para as chapas proporcionais do seu partido, o PSD. O único deputado federal atualmente filiado à legenda é Fernando Monteiro, mas na linha de frente para uma definição estão os deputados federais Junior Uchoa e Mendonça Filho. Com os três e mais o secretário de meio-ambiente, Daniel Coelho que, pela grande votação que teve há quatro anos, é considerado pule de 10 para a Câmara Federal, a legenda pode ocupar quatro das 25 vagas que estarão em disputa no estado nas eleições de outubro. Há ainda o caso dos deputados estaduais Socorro Pimentel e Izaías Régis que serão candidatos a federal.

Considerando que se trata da legenda de uma governadora que tem 61% de aprovação no estado, segundo a última pesquisa do Datafolha, o número é pouco expressivo mas na eleição de 2022 o PSD não elegeu ninguém nem para a Assembleia Legislativa nem para a Câmara Federal, uma vez que o nome mais forte do partido, André de Paula, atual ministro da Pesca e Aquicultura, disputou o Senado na chapa da candidata a governadora Marília Arraes. André ainda não decidiu se disputa a eleição deste ano.
Apesar de já ter filiado ao PSD quase metade dos prefeitos pernambucanos, a governadora começou a sua ofensiva sobre eles há um ano apenas e muitos já tinham compromissos firmados com deputados federais que costumam enviar emendas para as Prefeituras nos quatro anos de mandato, mantendo uma relação quase umbilical com esses prefeitos, sem contar que os ajudaram na eleição de 2024. Um assessor da governadora relatou a este blog que ela também tem respeitado os espaços dos partidos que fazem parte de sua base como PP, Podemos e Avante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário