Do Blog Cenário

Embora lideranças petistas admitam a tendência de apoio oficial da legenda ao prefeito João Campos (PSB) na disputa pelo Governo de Pernambuco, o presidente Lula não poderá desprezar a governadora Raquel Lyra (PSD). Com o objetivo de se reeleger ainda no primeiro turno, o chefe do Planalto precisa conquistar o máximo de votos no estado, que é o sétimo maior colégio eleitoral do país, para compensar o avanço da direita em outras regiões.
Com 61% de aprovação, segundo o Datafolha, e reduzindo a diferença nas intenções de voto em relação a João Campos, Raquel se consolida como uma potencial candidata com reais chances de vitória. Lula sabe disso. Soma-se a esse cenário o fato de a governadora integrar um partido que pode desempenhar papel estratégico na eleição nacional.
A presença de Lula no Galo da Madrugada deve funcionar como um termômetro da forma como ele pretende se posicionar em relação a Raquel no pleito que se avizinha. Apesar de a governadora ainda não ter declarado apoio público ao presidente, será difícil ela não caminhar ao lado do petista, especialmente diante da atenção e do suporte que a União tem direcionado ao governo estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário