Os supercarros completarão a série, que ficou incompleta quando um incêndio destruiu a fábrica em Browns Lane
repare-se para sentir inveja (daquela mesquinha mesmo!) de nove pessoas no mundo, definidas pela Jaguar como “um seleto grupo de clientes e colecionadores de prestígio”. É que esses sortudos terão a oportunidade de estacionar na garagem este belo clássico, o Jaguar XKSS, novo em folha. A iniciativa veio da Jaguar Land Rover Classic, divisão que cuida dos modelos históricos das duas marcas, que decidiu refazer, do zero, os nove exemplares originais de 1957 — conta a história que eles seriam exportados para a América do Norte, mas acabaram destruídos durante um incêndio na fábrica da Jaguar de Browns Lane, Reino
UnidoOriginal
Para fabricar o veículo, foram usados os desenhos originais dos arquivos da Jaguar. Além disso, foram escaneadas várias versões do XKSS de 1957 para confeccionar uma imagem digital do veículo por inteiro, da carroceria ao chassi, peça a peça. Como os moldes da carroceria já não existem, a Jaguar Classic criou um novo molde de design a partir das carrocerias originais da década de 1950. E, a partir desse molde, as nove carrocerias foram fabricadas por meio do tradicional processo manual de montagem em cadeia. A liga de magnésio da carroceria é exatamente igual à do modelo de 1957.
Para fabricar o veículo, foram usados os desenhos originais dos arquivos da Jaguar. Além disso, foram escaneadas várias versões do XKSS de 1957 para confeccionar uma imagem digital do veículo por inteiro, da carroceria ao chassi, peça a peçaTambém foi feito um modelo do projeto do chassi no computador, sempre com base nas estruturas originais. A execução ficou a cargo de um experiente fabricante de estruturas tubulares, que precisou trabalhar com medidas do sistema imperial (então utilizado no Reino Unido). As peças foram soldadas em bronze, também como se fazia na época. Apenas o tanque de combustível não foi replicado — em nome da segurança, foi feito com materiais atuais.
Carburador
O motor de 3.4 litros, com seis cilindros em linha, tem bloco de ferro fundido, três carburadores Weber DC03 e 262cv de potência. O modelo tem freio a disco nas quatro rodas de liga de magnésio e pneus Dunlop. O interior também foi recriado em detalhes, o que inclui a madeira do volante, a costura dos assentos de couro e os botões de metal do painel. “Desde o número, o tipo e a posição de todos os rebites (são mais de dois mil no total), até os indicadores Smiths do painel, tudo é igual ao veículo original, porque é assim que deve ser”, disse Key Riches, gerente de engenharia da Jaguar Classic. A estimativa é que cada unidade seja vendida por 1,5 milhão de dólares.
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