sexta-feira, 9 de junho de 2023

A estratégia da oposição para emplacar sua narrativa na CPMI do 8/1

 


Foto: Bruno Spada

Com o objetivo de impulsionar sua linha de investigação na CPMI do 8 de janeiro, a oposição ao governo Lula no Congresso está buscando criar uma “sub-relatoria” na comissão.

De acordo com deputados da oposição, a proposta é utilizar a sub-relatoria para investigar a possível colaboração de membros do governo Lula com os atos golpistas que resultaram na ocupação da Esplanada dos Ministérios.

Líderes bolsonaristas afirmam ter recebido aconselhamento do presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), para apresentar um requerimento solicitando a sub-relatoria. Espera-se que isso seja feito nos próximos dias.

Na terça-feira (6/6), a CPMI do 8 de Janeiro votou e aprovou, por 18 votos a 12, o plano de trabalho da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora do colegiado.

Diante dos protestos da oposição, Arthur Maia adiou para a próxima semana a votação dos primeiros requerimentos, incluindo os pedidos da relatora.

Por sua vez, as lideranças governistas, que possuem maioria na CPMI, provavelmente solicitarão a votação em bloco de uma série de requerimentos para investigar aliados de Jair Bolsonaro envolvidos nas invasões à Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário