Hoje, sexta-feira (2), de junho, é vivenciado o Dia Internacional das Prostitutas, e para lembrar essa data, a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), realiza a Feira de Saúde e Beleza, no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, a partir das 14h.
Na ocasião, serão ofertados gratuitamente a emissão de RG, registro de nascimento, casamento, óbito, entrega de preservativos, géis lubrificantes, orientações sobre Tuberculose, oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP), orientação jurídica e de assistência social, atualização de cartão de vacinas, além da divulgação da Plataforma de Denúncias contra Crimes de LGBTFOBIA do Recife.
Além de todos os serviços, também haverá uma oficina de turbante e recital de poesias, às 18h, com falas políticas dos diversos parceiros da iniciativa. A coordenadora da APPS, Vânia Rezende, descreve a importância do evento para a classe das trabalhadoras do sexo.
“Esse dia é muito importante para dar visibilidade ao movimento de prostitutas para o reconhecimento, porque apesar da gente ter a profissão mais antiga do mundo, ela ainda não é regulamentada. A ação quer mostrar a questão da luta por direitos, pois trabalho sexual é trabalho”, afirmou Vânia, prostituta que atua há 20 anos no movimento.
*Dia Internacional da Prostituta* - É uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração. O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 150 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação.
*Assessoria de Comunicação
Rafael Negrão
Nenhum comentário:
Postar um comentário