sábado, 30 de setembro de 2023

Governadora avisa que o Juntos pela Segurança vai precisar de mais um mês para ser divulgado

Programa com as políticas de segurança e defesa social deveria ser anunciado em detalhes no último dia 28

Blog da Folha

Programa Juntos Pela Segurança anunciado no Teatro Guararapes, em Olinda - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


A governadora Raquel Lyra (PSDB) adiou mais uma vez a divulgação do Programa Juntos pela Segurança. Ontem (29/09), ela avisou que precisará de mais 30 dias para apresentar as políticas de segurança e defesa social para o Estado.

O programa, que tinha previsão de ser divulgado em detalhes no último dia 28, carece, segundo ela, de mais discussões e ajustes exigidos pelo Sistema Nacional de Segurança Pública.

"Vai ter um pouquinho de atraso, mas nada melhor do que a gente estar em sintonia com as demandas da secretaria nacional. Mas ele já está sendo feito, com novos investimentos e a garantia de recursos", ressaltou.

As linhas gerais do Juntos pela Segurança foram reveladas durante evento no Teatro Guarapes, do Centro de Convenções, no dia 31 de julho. E estão divididas em diretrizes, eixos estratégicos e instrumentos, totalizando R$ 1 bilhão de recursos para a área.

No dia 4 de julho, a governadora entregou 100 viaturas e sete mil coletes à prova de bala, dentro das ações previstas no Juntos pela Segurança. Na ocasião a então secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, avisou que governo pretende renovar a frota policial em pelo menos um terço até o fim do ano.

Na última quarta-feira (27/09), durante o Ouvir para Mudar, no Recife, a governadora anunciou a implantação do regime de plantão de 24 horas na 14ª Delegacia da Mulher no distrito de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, garantindo que todas as unidades da RMR funcionem o dia inteiro.

Também autorizou a contratação de empresas especializadas na realização de concursos públicos para a segurança pública, com a abertura de 2.400 vagas para praças e 300 para oficiais da Polícia Militar; 60 vagas para oficiais e 600 praças do Corpo de Bombeiros; 45 delegados, 250 agentes de polícia e 150 escrivães da Polícia Civil. O concurso havia sido prometido em julho e deve acontecer no início de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário