Ação visa fortalecer a segurança dos profissionais e assistência aos pacientes
Maqueiros do Hospital Regional Dom Moura (HRDM) participaram, nesta quarta-feira (20), de uma capacitação sobre a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O encontro foi promovido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e focou em repassar orientações técnicas nos cuidados que os profissionais devem ter no manuseio das macas, nas medidas de higiene e no acolhimento aos pacientes que chegam à unidade de saúde. A ocasião também serviu para escuta dos maqueiros, que puderam sugerir temas de capacitação.
A coordenadora da CCIH do Dom Moura, Maria Antônia da Silva, ressalta a relevância do trabalho dos maqueiros na rotina hospitalar. “Eles são os primeiros servidores a terem contato com o paciente que chega ao hospital, na maioria das vezes para atendimentos emergenciais, e essa função é essencial. Então o encontro também serviu para realizar um acolhimento da categoria, escutá-los, além de capacitá-los para a segurança do trabalho deles, que lidam com diversos tipos de quadros de saúde e também ficam mais expostos aos riscos de doenças”, completa a enfermeira.
Os maqueiros, assim como os demais profissionais de saúde, prestam assistência à população e precisam estar atentos à segurança no ambiente hospitalar, seja na recepção, em alas de internamento, durante cirurgias, entre outros ambientes. Os principais cuidados na prevenção às infecções incluem o uso de máscara específica e a higienização constante das mãos e do ambiente – durante a capacitação, foram repassadas as precauções padrão e específicas.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário