Ex-prefeita e atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação de Lula aparece com 9,5% das intenções de voto
Levantamento realizado pelo Instituto Simplex em parceria com a CBN Recife entre os dias 12 e 13 de setembro revelou um cenário favorável à pré-candidatura da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), à sucessão do Professor Lupércio (SD) nas eleições de 2024.
De acordo com a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (18), a ex-prefeita possui cerca de 9,5% da preferência do eleitorado olindense, atrás apenas da ex-deputada federal Marília Arraes (SD), que, ao que tudo indica, não irá enfrentar as urnas no pleito do próximo ano para se dedicar à eleição de aliados com foco em uma candidatura majoritária em 2026.
Informações de bastidores dão conta de uma preferência por parte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que Luciana volte a ocupar o Palácio dos Governadores. Além disso, há um apelo histórico por candidaturas próprias do PCdoB em Olinda, cidade que a sigla comandou por 16 anos seguidos – oito com Luciana e oito com Renildo Calheiros, atualmente no cargo de deputado federal.
Outro dado favorável a uma eventual pré-candidatura de Luciana é a alta rejeição de Mirella Almeida, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda e nome apoiado pelo prefeito Professor Lupércio. Mirella amarga um índice de reprovação popular de 35,8% e, no quesito aprovação, pontua apenas na quinta colocação, com 3,6%, quase três vezes menos que Luciana.
De toda forma, o resultado da pesquisa aponta para a vontade da população olindense em renovar o comando da gestão municipal, o que acende um sinal de fumaça no ninho político de Lupércio. E onde há fumaça, há fogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário