quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Dom Moura forma novos preceptores e tutores da Residência Multiprofissional

 Ensino-aprendizagem é um dos pilares do programa



A qualificação de preceptores e tutores do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar com ênfase em Gestão do Cuidado do Hospital Regional Dom Moura (PRMAHGC/HRDM) iniciou nesta segunda-feira (18/09), em Garanhuns. Profissionais de diversas áreas do conhecimento, entre eles nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, serão qualificados para realizar o acompanhamento dos residentes que estão atuando no hospital e na Rede Regional de Saúde. O curso foi dividido em duas turmas e possui 15h de carga horária, divididas em três encontros – todos vão ocorrer no prédio do HRDM, ao longo do mês de setembro.

 

O preceptor é o responsável pelo apoio, a avaliação e os direcionamentos práticos aos profissionais. Já o tutor tem a função de promover um aporte teórico, contribuindo no aprofundamento de temas que são da rotina laboral dos residentes. “Eles são peças importantes no ensino-aprendizagem e no suporte dos nossos residentes, que são recém-graduados e passam a lidar com situações das mais variadas dentro do ambiente hospitalar. Tudo se torna uma oportunidade de trocas”, destaca a coordenadora do programa de residência, Bruna Souza.

 

A metodologia da qualificação, embasada pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), também é formatada em conjunto com os próprios residentes. A capacitação dos preceptores e tutores engloba assuntos como a compreensão do que é o programa de residência, seu formato multidisciplinar, as formas de avaliação, além de orientações pedagógicas de ensino. Estão sendo formados como preceptores e tutores profissionais do próprio HRDM e de outras unidades da Rede Regional de Saúde, incluindo Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Gerência Regional de Saúde (Geres) e da Secretaria de Saúde de Garanhuns – que são locais por onde os residentes também têm contato ao longo do programa de residência.

 

O programa de residência multiprofissional do Dom Moura completou 13 anos de existência e já qualificou, ao longo de sua história, outras três turmas de preceptores e tutores. As formações e cursos de aperfeiçoamento também já foram realizadas por instituições como o Hospital Sírio-Libanês e pela Escola de Saúde Pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário