quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Pacientes e profissionais do HRDM recebem orientações sobre Comunicação Efetiva

Ideia é potencializar a segurança do paciente durante os tratamentos


Engajar os pacientes em sua segurança dentro do ambiente hospitalar. Com esse objetivo, o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) iniciou, nesta semana, no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, a “Blitz de Segurança do Paciente”. A ação, incluída na campanha internacional Setembro Laranja, alcança profissionais de saúde e os pacientes sobre a importância de reconhecer o papel central que o paciente e seus acompanhantes possuem no cuidado seguro durante uma internação. O foco é explicar, através de abordagens lúdicas, a necessidade de uma comunicação efetiva e a escuta constante entre quem cuida do paciente e quem é tratado.

As abordagens estão ocorrendo em todos os setores do hospital. A ideia é potencializar a cultura de participação e humanização, mostrando ao usuário dos serviços de saúde que existem evidências de que quando há uma relação de parceria e escuta constantes, entre o profissional de saúde e o paciente, as respostas aos tratamentos e a satisfação do paciente crescem significativamente. Internacionalmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece seis metas de segurança do paciente, sendo elas: identificação correta do paciente (meta 1), comunicação efetiva (meta 2), segurança dos medicamentos (meta 3), cirurgia segura (meta 4), redução do risco de infecções associadas aos cuidados (meta 5) e redução do risco de danos aos pacientes resultantes de lesões por pressão e quedas (meta 6).




Imagens: Divulgação/HRDM

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