Do Portal V&C
Contando com um uma previsão de investimento estimada em cerca de mais de 200 milhões de reais, a Compesa está em fase de estudos e projetos para construir uma usina de geração de energia solar no município de Garanhuns para autoprodução de energia.
A empresa revelou que o parque a ser construído em Garanhuns terá os mesmos moldes do que está sendo construído em Flores, no sertão do estado. O investimento total nos dois parques ( Garanhuns e Flores) tem estimativa de investimento de 453 milhões de reais e capacidade de geração de 135 mw, sendo metade destes, aqui em Garanhuns.
A Compesa também revelou ao Portal V&C que as obras do parque solar aqui em Garanhuns deverão começar no final de 2024 e que os locais e os pontos onde serão instaladas as placas fotovoltaicas ainda estão sendo estudados.
Ainda segundo a Compesa, a obra será fruto de uma PPP ( Parceria Público Privada), a primeira de energia para Saneamento do Brasil. Ainda segundo informações, a ação da Compesa em Garanhuns vai gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos na construção do complexo contribuindo para a economia da cidade.
Com o Sistema de Energia Solar da Compesa em Flores e Garanhuns, haverá uma geração anual de 320 GWh/ano, o equivalente ao consumo de 175 mil residências de médio porte. Além disso, a utilização de energia limpa, com fontes que geram menos impacto ambiental, evita a emissão de toneladas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases que provoca o efeito estufa.
A expectativa é gerar, a partir da PPP, uma economia de 37% em relação ao valor pago à concessionária de energia. “Além de abastecer as unidades da Compesa, essa energia também beneficia diretamente a população. A redução dos custos operacionais permitirá investir na melhoria dos serviços oferecidos. A economia para a Compesa depois dos dois parques prontos será de cerca de 1 bilhão de reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário