Do Portal Agreste Violento
Após um breve período de licença médica, a titular da Delegacia da Mulher de Garanhuns (9ª DPMUL), Del. Débora Tenório, está de volta ao trabalho. A policial precisou se afastar para cuidar da saúde e se submeter a uma cirurgia de reconstituição do tendão de aquiles. A experiente delegada está na Polícia Civil de Pernambuco há 23 anos, sendo 22 deles atuando em Garanhuns, onde assumiu a delegacia da mulher há 14 anos.
Iniciativas inovadoras
Muito querida por todas na cidade, a delegada Débora Tenório sempre trabalhou em parceria com a secretaria da mulher do município, e instituições sociais de apoio à mulher vítima de violência. Foi dela a iniciativa de criar ações para aproximar a polícia das comunidades, principalmente as mais carentes, para levar apoio e orientação para mulheres em situação de risco. “Criamos o projeto Quarta Tem Lei, onde fazíamos visitas periódicas nas comunidades falando sobre a Lei Maria da Penha e colocando toda a rede de apoio, tanto da Policia com da prefeitura, a disposição das mulheres de Garanhuns”, explica Débora.
Combate à violência contra a mulher
Esta sempre foi o principal objetivo da delegada Débora Tenório a frente da 9ªDMPUL. Sempre de portas abertas para apoiar as mulheres mais vulneráveis e fazendo um constante trabalho de prevenção. “É claro que cabe a nós investigar e punir os culpados. Mas eu penso que podemos atuar com força na prevenção do crime e protegendo as mulheres com todo o nosso aparato”, pontua. No contexto da prevenção, a delegada realiza periodicamente palestras em empresas, públicas e privadas, instituições de ensino e organizações sociais.
O futuro da delegada
Faltando apenas dois anos para ter o direito de se aposentar, Débora ainda não decidiu se vai pendurar o distintivo ou seguir na carreira policial. “Ainda estou pensando. Mas uma coisa é certa, criei raízes aqui e vou dedicar toda a minha vida ao bem estar das pessoas de Garanhuns, que tão bem me acolheu. Vou sempre retribuir isso, seja com delegada ou em qualquer outra função que o futuro me reserve”, explica. A delegada Débora Tenório já recebeu, através da Câmara de Vereadores, o título de cidadã de Garanhuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário