Governo Federal promove Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas nesta semana
Por: Guilherme Anjos
![](https://www.diariodepernambuco.com.br/dpimages/9Gfn7a1WFSSvzL3sGX56r0YgPR8=/960x0/smart/imgsapp.diariodepernambuco.com.br/app/noticia_127983242361/2025/02/11/969957/20250210165855515404o.jpg)
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Diversos prefeitos pernambucanos estão em Brasília para participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, iniciativa do Governo Federal que começa nesta terça-feira (11), e vai até a quinta-feira (13). O evento almeja aproximar Palácio do Planalto e municípios, em especial os que passam por transição de poder, e os gestores vão dispostos a captar recursos para financiar políticas públicas.
Buscando estreitar relações com as prefeituras do “centrão” e da direita, grandes vencedores das eleições de 2024, o Governo Lula vai apresentar todos os programas federais à disposição dos prefeitos eleitos. Serão mais de 170 atividades sobre recursos; enfrentamento de questões climáticas; direitos humanos; segurança pública; transição energética; entre outros.
A Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal espera mais de 20 mil pessoas no evento, entre prefeitos, secretários e outros participantes.
O presidente Lula (PT) deve anunciar diversos benefícios às prefeituras em seu discurso de abertura, incluindo uma nova seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – que financia obras públicas municipais – e novidades da iniciativa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Os valores, no entanto, ainda estão sendo acertados.
Além disso, segundo o Estadão, o BNDES vai anunciar um programa para financiar ações das prefeituras, e a Caixa Econômica Federal pode apresentar medidas relacionadas à expansão de microcrédito e a financiamentos de obras de infraestrutura e saneamento.
Os gestores das cinco cidades mais populosas do Estado têm presença confirmada no evento. Conseguir recursos para saúde, educação, infraestrutura e segurança pública são demandas em comum dos municípios.
A Prefeitura do Recife não informou detalhes da agenda de João Campos no evento, ou das demandas apresentadas ao Governo Federal, apenas que iria “reforçar e ampliar parcerias”. O socialista deve ter um painel no evento.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), aproveitará a oportunidade para apresentar ao Palácio do Planalto projetos prontos, mas que precisam de verbas para sair do papel.
“Essa agenda em Brasília será importante para trocar experiências com outros prefeitos e captar investimentos federais. Temos prioridades, principalmente na saúde, infraestrutura, educação, social, saneamento e segurança. Já temos muitos projetos prontos, então vamos pleitear os recursos e buscar convênios”, afirmou.
Além das obras de interesse do município, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD) também tem a digitalização da cidade como uma prioridade.
"O encontro é fundamental para discutirmos assuntos que fazem parte da realidade de todos os municípios. Olinda tem vários desafios, e nossos objetivos são de trazer novas conquistas para a saúde, educação, infraestrutura, e conectar ainda mais a cidade com o ambiente tecnológico", disse.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), afirmou que a prefeitura está se mobilizando com outras gestões para elaborar ações que beneficiem toda a Região Metropolitana do Recife.
“Nós apoiamos e vamos participar sempre desses movimentos que garantem a interlocução institucional. É papel do Governo Federal chegar junto aos prefeitos, principalmente nesse início de mandato. A busca de recursos é uma ação constante de todos os governantes, e temos que ter projetos prontos para apresentar. Estamos nos mobilizando, juntamente com outros prefeitos da Região Metropolitana, para fazer um trabalho em conjunto, em parceria, para pensar em ações que beneficiem todos os municípios”, afirmou o gestor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário