sábado, 2 de agosto de 2025

Governo garante 15 Centros Educacionais Unificados em Pernambuco e promove a democratização do acesso à cultura no Estado

Equipamentos  funcionam como espaço para o desenvolvimento de atividades relacionadas à cultura e à prática de esportes e beneficiam a população em situação de vulnerabilidade social


Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover inclusão social, o Governo do Estado garantiu a construção de 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs da Cultura) em Pernambuco. Os espaços serão erguidos nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe, Paudalho, São Lourenço da Mata, Petrolina, Arcoverde, Buíque, Serra Talhada, Custódia, Floresta e Petrolândia.

Os CEUs da Cultura são equipamentos de caráter comunitário, que garantem à população local, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, acesso a atividades culturais, como oficinas e apresentações artísticas, práticas esportivas e cursos de formação.

Para a secretária de Cultura, Cacau de Paula, a ampliação dos projetos se alinha à atual política pública estadual de construção de legado cultural. "Os CEUs da Cultura promovem profundas transformações na cultura e na vida de toda a população, porque trazem a democratização e a descentralização na sua essência. São importantes pilares também na gestão da Cultura, representando uma integração entre o governo federal, estadual e os municipais", afirma.

Os centros são uma iniciativa do governo federal, realizada em parceria com os estados, que entram com uma contrapartida. Em Pernambuco, a gestão estadual ofereceu condições para a expansão do projeto, abrangendo 15 municípios. Para isso, a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) desenvolveu os projetos de implantação dos equipamentos, levando em consideração as características culturais e sociais de cada município.

“A ampliação e democratização do acesso à cultura é uma prioridade da governadora Raquel Lyra, que expandiu os CEUs da cultura para 15 municípios pernambucanos. Esses centros promovem acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, garantindo inclusão social. Nós da Sepe, nos sentimos felizes e com a sensação do dever cumprido por termos desenvolvido os projetos que viabilizaram a implantação desses equipamentos no Estado”, comemora o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

As obras de todos os 15 CEUs da Cultura serão executadas pela Companhia Estadual de  Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de cinco meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço, "Conforme anunciado pela governadora Raquel Lyra, Pernambuco assumiu o compromisso de tornar realidade a construção de 15 CEUs da Cultura. Recentemente demos início ao processo de licitação dos Centros de Custódia, Floresta, Petrolândia e Serra Talhada. Agora são mais 11 municípios. O governo federal garante os recursos, por meio do Novo PAC, e o Estado garante a agilidade e fluidez dos trâmites oficiais e da execução das obras", afirma o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Os CEUs da Cultura terão tamanho padrão, de 373,17m². Cada equipamento recebe um financiamento por parte do governo federal, via Ministério da Cultura, de 1.951.220,00. O valor excedente é pago pela gestão estadual, como contrapartida.


--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário