sexta-feira, 5 de junho de 2020

Retomada precisa ser feita com responsabilidade em Pernambuco

Por: Edmar Lyra
Foto: Aluísio Moreira
Passados quase três meses do fechamento do comércio em Pernambuco por conta da Covid-19, o estado se prepara para a retomada gradual da economia nas próximas semanas num plano que contém onze etapas. A postura conservadora do governo, algumas vezes criticadas pelas pessoas, foi importante para ampliar a oferta de leitos e garantir o salvamento de vidas. 
A realidade é que nenhum país estava preparado para os impactos da Covid-19, e no Brasil não foi diferente. Foi necessário inverter algumas prioridades para aumentar a oferta de leitos na saúde, esse trabalho aqui em Pernambuco liderado pelo governador Paulo Câmara além de ter salvo vidas, foi fundamental para o momento em que estamos prestes a vivenciar, que é a retomada da economia. 
Nenhum governante tem por interesse um fechamento de comércio e consequente perda de arrecadação, a escolha pela vida foi a que se tinha num dos momentos mais difíceis da nossa história, Pernambuco sofreu impactos econômicos irreparáveis por conta disso, pois diminuiu a arrecadação e aumentou suas despesas com o objetivo de salvar a vida dos pernambucanos.
O momento de abertura que estamos vivenciando agora foi possível graças ao achatamento da curva e do aumento da oferta de leitos, mas esse passo era preciso ser dado com segurança e por isso o plano de reabertura é feito com o máximo de cautela possível para evitar uma nova onda de contágios e consequentemente cair por terra todo trabalho que foi feito ao longo dos últimos meses. Essa abertura precisa da compreensão de todos os pernambucanos para que o avanço da Covid-19 continue caindo e mais vidas possam ser salvas, a economia será reconstruída com a força e o empenho de cada pernambucano que em sua história sempre venceu duras batalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário