A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue em Garanhuns (PNCD-GUS), informa que as ações de prevenção e controle de arboviroses no município, através do bloqueio viral, estão paralisadas temporariamente, em virtude de uma alteração nos protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A mudança é válida para todos os municípios que integram a Vª Gerência Regional de Saúde (V Geres).
Desta forma, a pasta segue aguardando a liberação por parte da Secretaria Estadual de Saúde, de um novo inseticida que será utilizado na pulverização com o sistema de Ultra Baixo Volume (UBV), interrompendo o ciclo das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Também será necessária uma limpeza de todos os equipamentos utilizados anteriormente, além de um treinamento para os profissionais envolvidos diretamente nessas ações, que está agendado para a próxima semana. A previsão é de que os serviços sejam retomados até a primeira quinzena de julho.
O bloqueio viral, é realizado periodicamente, levando em consideração o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), registrado mensalmente nos bairros, comunidades e distritos do município.
Com o intuito de não interromper as ações de controle das arboviroses, e reduzir os números do LIRAa, até a retomada do bloqueio viral, a equipe da Secretaria de Saúde, por meio do trabalho dos agentes comunitários de endemias (ACE’s), segue desenvolvendo diversas estratégias. Tais como visitas peridomiciliares (externas às residências), ações de caráter orientativo sobre descarte correto de lixo doméstico e mutirões de limpeza em diversas localidades de Garanhuns.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário