segunda-feira, 17 de abril de 2023

Bloco criado por Lira garante nomes da Codevasf

Foto: Bruno Spada

Por Edmar Lyra

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), decidiu criar um bloco composto por 175 parlamentares de partidos como PP, PSB, PDT, União Brasil, Avante, Solidariedade, Patriota e a federação composta por PSDB e Cidadania. Este bloco tornou-se o maior da Câmara Federal e fortalece os parlamentares na relação com o Palácio do Planalto.

A movimentação tem rebatimentos diretos em Pernambuco, pois o deputado federal Felipe Carreras (PSB) foi escolhido como o líder deste grupo, que terá uma espécie de rodízio para a nomeação de novos líderes. Nesta função, Carreras sobe de patamar em Brasília, e passa a ter voz ativa nas discussões do país. O parlamentar está no terceiro mandato na capital federal e ascendeu à sua melhor condição nesta legislatura.

O efeito imediato para este movimento foi a definição do ex-presidente da Ceasa, Gustavo Melo, como superintendente da Codevasf, ele é figura ativa na articulação política do PSB, e estava sofrendo vetos por parte do PT, que almejava o cargo. O vereador licenciado de Condado, Samuel Andrade, ligado ao deputado federal Silvio Costa Filho, assumirá uma diretoria no órgão. As indicações passaram por Arthur Lira, por Felipe Carreras e por João Campos, que atuou diretamente para que o novo bloco de concretizasse na Câmara.

Parlamentares da bancada pernambucana, que integram o bloco, comemoraram a formação do bloco, pois acreditam que agora a relação com o Palácio do Planalto será mais direta e mais efetiva na liberação das demandas do legislativo, em especial as nomeações dos cargos de segundo e terceiro escalões que ainda estão travadas pelo governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário