Quinta edição da iniciativa será realizada nesta quinta-feira (20), com a participação de lideranças e representantes culturais quilombolas da região
Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), a quinta edição do SECULT-PE de ANDADA desembarca, nesta quinta-feira (20), no município de Garanhuns, no Agreste pernambucano.
Durante toda a manhã, a equipe da Secult-PE realizará escutas com as lideranças locais com os representantes culturais quilombolas.
O Quilombo Castainho é uma comunidade quilombola localizada na zona rural do município de Garanhuns. Sua origem está relacionada à destruição do Quilombo dos Palmares, pois a comunidade foi formada a partir dos negros que resistiram e fugiram de lá.
As atividades culturais de origens africanas preservam a tradição da comunidade por meio de manifestações como a dança do coco, a dança afro, o afoxé, o maracatu e a dança dos guerreiros.
SECULT-PE de ANDADA - Considerado um marco na relação com a comunidade de fazedores da cultura, em todas as áreas, o programa tem como objetivo o conhecimento in loco das manifestações e seus personagens em uma troca de conhecimentos e experiências, visando a descentralização e a interiorização das atividades da gestão pública da governadora Raquel Lyra. Já foram realizadas edições em Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Carpina e no bairro Bomba do Hemetério, no Recife, totalizando cerca de 458 quilômetros rodados pela Secult-PE.
Serviço:
SECULT-PE de ANDANDA
Quinta-feira (20), pela manhã
Quilombo Castainho, em Garanhuns
Aberto ao público
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário