Evento contece entre os dias 18 e 20 de abril, e é voltado para escolas e estudantes de licenciatura em educação
Celebrar e reconhecer a importância do legado cultural dos povos originários para a formação do País é uma forma de perpetuar seus valores. É com esse pensamento que o Espaço Ciência promove, entre os dias 18 e 20 de abril, a Semana dos Povos Indígenas. O evento contará com cinco oficinas gratuitas voltadas para o público escolar, durante os horários regulares de visitação, de manhã e à tarde, e uma mesa redonda em caráter formativo para professores e estudantes de licenciatura. No último dia do evento, o Espaço Ciência recebe a Feira Kripó, com mulheres artesãs.
A iniciativa do EC ocorre na semana do Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril e instituído pelo Presidente Getúlio Vargas por meio do Decreto 5.540 de 1943. A data celebra as tradições dos povos indígenas e contribui para a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alerta sobre direitos e reafirma as garantias estabelecidas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Em Pernambuco, a influência dos povos originários é muito marcante nos traços da identidade cultural do estado, o qual congrega nove etnias.
Temática indígena na educação
A mesa redonda “A abordagem da temática indígena na educação básica” vai reunir, na quinta (20), das 9h ao meio-dia, os professores Jair Santana, mestre em Ciências da Religião, Vânia Fialho, doutora em Sociologia, e Thyara Freitas, pesquisadora da etnia Pankararu, mestranda em História pela UFRPE.
O objetivo da ação é promover maior compreensão sobre a cultura e identidade dos povos originários possibilitando a desconstrução de estereótipos, além de fortalecer a valorização do conhecimento produzido pelas comunidades tradicionais.
Programa Espaço Ciência entrevista Thyara Pankararu
A pesquisadora Thyara Freitas, que também responde pelo sobrenome relacionado a sua etnia, é a entrevistada da segunda edição do Programa Espaço Ciência. Na conversa com AD Luna, gerente de Comunicação do EC, ela fala sobre as raízes da cultura indígena no País e em Pernambuco e de sua pesquisa "Aldeamento do Brejo dos Padres (Tacaratu/PE): esbulhos de terras, estratégias de mobilização indígena e processos históricos do atual povo Pankararu na segunda metade do Século XIX". Thyara é mestranda em História pela UFRPE . Ouça clicando aqui: https://encurtador.com.
O Programa Espaço Ciência é uma produção da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti / PE) e da Rádio SEI de Notícias.
PROGRAMAÇÃO (Semana dos Povos Indígenas – 18 a 20 de abril)
A proposta da oficina é relatar a importância da astronomia para a população indígena e como as constelações são de extrema importância para a sua cultura e o seu cotidiano.
A oficina tem como objetivo trazer à tona olhares marginalizados por um propósito e interesse elitista no mundo acadêmico, acerca de diversos acontecimentos históricos.
A oficina é voltada para a criação de uma tinta natural, tendo em vista que a prática da pintura é elemento de grande importância para a cultura indígena.
A oficina aborda o método de produção das ferramentas dos povos nativos americanos com um enfoque na tribo de caçadores-coletores Awá.
A oficina engloba uma roda de diálogo sobre a importância da brincadeira para os povos indígenas e para a legitimação de suas ancestralidades e a confecção de petecas (brinquedo de origem indígena) com materiais naturais.
Fotos: Espaço Ciência/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário