Por Edmar Lyra
Uma semana após completar 81 anos de idade, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) recebeu uma bela homenagem com o lançamento de dois volumes de sua biografia, escrita pelo jornalista Ennio Benning. O evento, que ocorreu no JCPM Trade Center, reuniu integrantes da classe política como o senador Fernando Dueire, a governadora Raquel Lyra, a senadora Teresa Leitão, a vice-governadora Priscila Krause, o prefeito do Recife, João Campos, o presidente da Alepe, Alvaro Porto, os ex-governadores João Lyra Neto e Gustavo Krause, e outras personalidades do mundo político, jurídico e empresarial.
Jarbas disputou nove eleições majoritárias, sagrando-se vitorioso em seis, duas para prefeito, duas para senador e duas para governador. Como prefeito, fez gestões que transformaram a realidade do Recife e conquistou grande aprovação da população. Como governador, foi igualmente exitoso realizando importantes obras que elevaram Pernambuco a um significativo patamar.
Como senador da República, por dois mandatos, fez jus ao reconhecimento dos pernambucanos e tornou-se uma importante voz em defesa do Brasil e da democracia. Especialmente no primeiro mandato, conseguiu grande protagonismo na condição de ferrenho crítico aos governos do PT. Jarbas também foi uma importante voz de combate ao regime militar como deputado estadual e deputado federal. Tanto que na eleição de 1978 disputou o Senado mas acabou derrotado para o advento da sublegenda, apesar de ter sido o mais votado daquele pleito.
Ao todo foram nove mandatos eletivos, honrando as melhores tradições de Pernambuco, e fazendo história como um dos homens públicos mais representativos do nosso estado. Esse justo reconhecimento em vida é importante para reforçar para as futuras gerações a grande contribuição de Jarbas Vasconcelos para Pernambuco e para o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário