Por Edmar Lyra
Apesar de ter apoiado a governadora Raquel Lyra no segundo turno, o MDB ainda não tinha oficialmente conversado com a tucana sobre a participação no governo. A indicação do partido foi do presidente Raul Henry que não teve a ausculta dos demais integrantes da legenda. Assim como fez com PSD, PDT e Podemos, quando todos passaram a ocupar espaços no primeiro escalão, a governadora deu início a tratativas com o MDB para a indicação de uma pasta.
A legenda possui um representativo tempo de televisão e poderá ser o destino do secretário de Turismo, Daniel Coelho, para disputar a prefeitura do Recife nas eleições deste ano. Ainda não se sabe qual seria a pasta, mas nos bastidores a expectativa é que a legenda possa emplacar Turismo ou Infraestrutura, cuja indicação teria o aval do senador Fernando Dueire e da deputada federal Iza Arruda.
A governadora faz um movimento muito inteligente não só visando a governabilidade como também pensando nas eleições de 2024 e especialmente de 2026, tendo um raio de atuação ampliado na disputa municipal para que ela chegue fortalecida na busca pela reeleição.
Para quem foi eleita com o apoio inicial apenas de PSDB, Cidadania e PRTB, Raquel Lyra começa a montar uma ampla frente política em torno do seu projeto. Apesar de ter passado o primeiro ano sem fazer muitas articulações, a governadora iniciou 2024 jogando a tarrafa e desde então foi bem-sucedida em todos os partidos que tentou atrair para a sua coalizão, com o MDB não deverá ser diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário