terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Raquel Lyra quer investir no sistema penitenciário

Governadora conduziu mais uma reunião do Juntos Pela Segurança, dando luz ao sistema prisional

Rodrigo Fernandes

Raquel Lyra em reunião do Juntos Pela Segurança - Hesíodo Góes/Secom


Em mais uma reunião do Juntos Pela Segurança, realizada na noite da última segunda-feira (26), a governadora Raquel Lyra resolveu tratar do sistema prisional. A tucana reconheceu que é preciso concluir obras nas penitenciárias do estado, abrir novas vagas e ampliar o número de profissionais da segurança pública.

Ontem, o governo estadual anunciou que vai dobrar as vagas do concurso da Polícia Civil, e também já havia dobrado o número de convocados no certame da Polícia Militar. O concurso da Polícia Científica deve ser aberto ainda no primeiro semestre deste ano. A gestão de Raquel Lyra também nomeou 416 policiais penais desde o início de 2023.

"Temos o enorme desafio de reverter os indicadores de violência, sobretudo de crimes contra a vida. Por isso, planejar e executar as melhorias que o nosso sistema penitenciário necessita é fundamental para garantirmos a ressocialização dos reeducandos e a paz da população", disse Raquel.Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? 

Sistema penitenciário de Pernambuco

A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife, e contou com a presença de representantes da Alepe, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Defensoria Pública, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Funase.

O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, disse que a gestão trata o sistema penitenciário como parte integrante da segurança pública. "As medidas estão sendo tomadas em uma mesa bem aberta e com a presença de vários Poderes”, disse.

O desembargador Mauro Alencar de Barros, do Tribunal de Justiça, disse que o poder judiciário também é fundamental no tratamento da segurança pública "para encontrar as melhores soluções para a prestação jurisdicional e as atividades que envolvem a segurança”, registrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário